As obras no maior estádio fantasma do mundo não param. Depois de um longo período parados, os trabalhos no Nou Mestalla estão a todo vapor e a estrutura começa a ganhar vida a caminho da sua inauguração.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira (28), o perfil oficial do Valencia, dono do estádio, divulgou imagens inéditas da construção nas suas redes sociais. Esta é a primeira vez em que o clube publicou fotos em seus perfis oficiais sobre as obras.

– A construção do Nou Mestalla continua avançando conforme os prazos previstos rumo à sua abertura, prevista para o verão de 2027 – disse o Valencia na sua postagem oficial. Vale ressaltar que trata-se do verão no hemisfério norte, portanto na metade de 2027.

No mesmo dia, o Valencia colocou no ar também um vídeo no formato em time-lapse (acelerado) mostrando a evolução dos trabalhos, com estaque para o começo da instalação das estruturas de sustentação da cobertura.

Continua depois da publicidade

Veja as novas imagens das obras do maior estádio fantasma do mundo

A estratégia para a conclusão

A estratégia do Valencia para a conclusão das obras do maior estádio fantasma do mundo se passa pelo acerto de um empréstimo de 322 milhões de euros, que é o equivalente cerca de R$ 2 bilhões na cotação desta quarta-feira (15).

—  Uma das transações financeiras mais significativas já realizadas por um clube de futebol profissional na Espanha e em toda a Europa, tanto em termos de escala, termos e condições subjacentes, quanto em impacto geral — escreveu o Valencia em nota divulgada em junho de 2025, após a conclusão do negócio.

Com isso, os títulos da dívida do empréstimo têm como vencimento o prazo de 28 anos, ou seja, até 2053. Já no curto prazo, o clube conseguiu o empréstimo de 85 milhões de euros (R$ 529,3 milhões). O valor será pago com a venda do terreno onde se situa o atual estádio do Valencia, que será comercializado após a conclusão do Nou Mestalla.

Ainda de acordo com o clube, o empréstimo conta com “condições atrativas em termos de custo subjacentes, período de carência, cronograma de pagamento, cláusulas contratuais (obrigações assumidas pelo devedor) e pacote de garantias associado”.

Continua depois da publicidade