Estádio de futebol mais antigo do mundo a ser continuamente usado pelo mesmo clube, o York Road, casa do Maidenhead United, pode ser desativado após mais de um século e meio. A arena é casa de jogos do clube inglês desde 1871.

Continua depois da publicidade

Antes de receber futebol, no final dos anos 1700, o espaço já era um campo de críquete. No entanto, há 154 anos, o Maidenhead United, atualmente na National League South (sexta divisão inglesa), utiliza o mesmo espaço, sendo um feito único no futebol mundial.

Apesar do peso histórico, a direção do clube admite que o fim pode estar próximo. Segundo informações do jornal português A Bola, o presidente Peter Griffin considera que o York Road deixou de responder às necessidades atuais do clube.

A solução seria uma mudança para Braywick Park, também na cidade de Maidenhead, onde está projetada a construção de um novo estádio, que teria capacidade para cerca de 5 mil espectadores.

O novo complexo deve contar com um gramado híbrido: metade natural, metade sintético. O espaço também contaria com infraestruturas modernas, incluindo vestiários separados para os times masculinos e femininos.

Continua depois da publicidade

Jon Adams, diretor executivo do Maidenhead United, afirmou que o clube enfrenta dificuldades principalmente em uma estação específica do ano.

— Hoje, o York Road é usado talvez uma vez por semana no inverno, duas, no máximo. Com um campo híbrido, podemos jogar de dois a cinco jogos por semana. Isso vai facilitar o acesso das equipes de base, que praticamente nunca jogam aqui — esclareceu o dirigente.

O clube prevê realizar reuniões para discutir o design do novo estádio, questões ambientais e de biodiversidade. A decisão final pode chegar em 27 de janeiro, data em que o executivo do Royal Borough deve se reunir para decidir se apoia ou não a proposta.

*Sob supervisão de Marcos Jordão