Pior cadeia de Santa Catarina, o Presídio de Blumenau será fechado e os mil presos que estão na unidade prisional serão distribuídos em uma complexo prisional a ser construído na cidade. A definição saiu nesta terça-feira durante uma reunião do governador, Raimundo Colombo, com o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. Não há previsão para começo da obra.

Continua depois da publicidade

No encontro, ficou acertado que o Estado vai pagar pelo terreno que terá a localização definida somente na próxima semana. Napoleão justificou que o sigilo é orientação de segurança do Departamento de Administração Prisional (Deap).

A secretária de Justiça e Cidadania, Ada De Luca, declarou que o projeto vai conter uma penitenciária, onde ficam os condenados, um presídio, para aqueles que aguardam julgamento, e a semiliberdade. A nova cadeia vai substituir o presídio que, segundo a prefeitura de Blumenau, tem os piores indicadores do Estado conforme os parâmetros do Ministério da Justiça. São mil detentos num espaço projetado para receber 300 criminosos e inúmeros problemas de insalubridade como esgotos ao lado de celas, como apurou a inspeção recém-feita pela Defensoria Pública da União.

Ada contou que hoje todos os tipos de presos estão misturados no presídio e com a construção da nova unidade os condenados, os que aguardam julgamento e os com direito a progressão de pena serão separados. Ela ressaltou que definido o terreno, começam os estudos de viabilidade, de impacto ambiental e o licenciamento ambiental. A previsão era investir R$ 26 milhões na obra, mas o montante vai subir porque o valor não contemplava o presídio, incluído no complexo somente após a reunião de ontem.

Continua depois da publicidade

O prefeito de Blumenau contou que as discussões sobre eventuais contrapartidas, como aumento do número de policias militares na cidade e instalação de mais câmeras de vigilância, serão discutidos mais a frente. Napoleão defendeu o complexo e lembrou que com a estrutura atual aumenta o número de fugas é maior e aumenta a reincidência, o que tem impacto na segurança pública.