Passar com o carro em um buraco pode custar caro. Se o estrago danificar pneu e roda, pode significar um prejuízo de até R$ 450, considerando peças novas de um veículo popular. Vendedor da DVA Pneus, João Carlos dos Santos observa que nos últimos três meses os consertos em rodas triplicaram na loja.
Continua depois da publicidade
_ Acredito que este aumento pode ter, sim, relação com a falta de manutenção nas ruas _ enfatiza o vendedor.
O professor de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e especialista em Direito do Consumidor, Artur Jenichen Filho, explica que o cidadão que sofrer algum dano tem direito de cobrar do município. Na Justiça, a cobrança pode ser feita com uma Ação de Responsabilidade Civil.
_ A pessoa lesada tem que comprovar que houve dano e que o buraco não estava sinalizado. Valem provas como um boletim de ocorrência de trânsito, testemunhas, fotografias e despesas que foram consequência do acidente _ recomenda Jenichen.
Continua depois da publicidade
Uma tentativa válida antes de partir para a disputa judicial é procurar a prefeitura para acordo, com os mesmos documentos que seriam usadas no processo. Também professora de Direito na Univali, Queila Jaqueline Nunes Martins ressalta que é obrigação do município fiscalizar e manter em bom estado as ruas:
_ A rua não foi feita para ter buraco. O município tem o dever de vigilância das vias e precisa manter a rua sem buracos.