Existem fatores que tornam alguns estádios mais intimidadores do que outros para os jogadores de futebol. Quando o local da partida combina arquibancadas cheias, torcedores próximos do campo e time mandante forte em casa, os visitantes já sabem: terão de correr dobrado para sair ao menos com um empate.

Continua depois da publicidade

Um levantamento descobriu, considerando esses três aspectos, quais são os estádios de futebol mais intimidadores do Brasil em 2026.

Maracanã, Fonte Nova e Mineirão são os que melhor combinam pressão da torcida fora de campo e força do time local dentro dele.

Os três são casas de times que ao mesmo tempo têm as quatro maiores médias de público entre todos os analisados, estão entre as dez menores distâncias entre torcida e campo e possuem as três melhores médias de pontos conquistados por partida.

Arena MRV tem proximidade sufocante, mas menos público e time menos perigoso

Há alguns estádios no Brasil que se sobressaem pela proximidade entre torcedores e jogadores. Já do lado contrário, entre todos os estádios de grande porte no país, a Arena MRV é a que possui a menor distância entre torcida e campo, média de 51 metros. Para se ter uma ideia, no Maracanã, essa distância é de 64 metros.

Continua depois da publicidade

Entretanto, a baixa taxa de ocupação (60%, aproximadamente) e o fraco desempenho do Atlético-MG em casa (1,8 ponto por jogo) tornam o estádio menos intimidador do que poderia em 2026.

O contrário também acontece. Morumbis e Nilton Santos aparecem entre os estádios menos intimidadores do Brasil em 2026. O principal motivo para isso é a grande distância entre arquibancada e gramado.

Um torcedor no estádio do São Paulo, por exemplo, fica em média 70% mais longe do campo de jogo do que um torcedor na Arena MRV.

No Nilton Santos, a média de pontos do time mandante é de 2 por partida, mas a baixa presença de torcida (37%, aproximadamente) e a grande distância entre arquibancada e campo (86 metros) torna o estádio um problema a menos para o time visitante.

Continua depois da publicidade

Os estádios mais intimidadores do futebol brasileiro

  • 1 – Maracanã (Flamengo) – 89 pontos
  • 2 – Fonte Nova (Bahia) – 77 pontos
  • 3 – Mineirão (Cruzeiro) – 76 pontos
  • 4 – Allianz Parque (Palmeiras) – 72 pontos
  • 5 – Maracanã (Fluminense) – 65 pontos
  • 6 – Arena MRV (Atlético-MG) – 54 pontos
  • 7 – Neo Química Arena (Corinthians) – 53 pontos
  • 8 – Arena do Grêmio (Grêmio) – 46 pontos
  • 9 – Estádio José Maria de Campos Maia (Mirassol) – 45 pontos
  • 10 – Barradão (Vitória) – 41 pontos

*Levantamento do Bolavip Brasil

Metodologia

Para chegar ao resultado, o levantamento considerou os estádios de 16 times da Série A. Por serem pregressos da segunda divisão, os estádios de Coritiba, Athletico, Chapecoense e Remo não foram considerados.

De cada estádio, foram checados três fatores: a média de público nos jogos do Campeonato Brasileiro de 2025, a média da distância mínima da torcida posicionada na arquibancada lateral e na arquibancada atrás do gol em relação à marca central do gramado e a média de pontos somados pelo time mandante naquele estádio ao longo do Brasileirão de 2025.

Com esses três fatores, foi elaborado um índice com a seguinte distribuição de peso: média de pontos (35%), média de público (35%) e média da distância (30%).

Continua depois da publicidade

*Sob a supervisão de Marcos Jordão