O meia Rafinha Alcântara anunciou a sua aposentadoria do futebol aos 32 anos na tarde desta seguda-feira (22). O jogador se destacou pelo Barcelona, onde foi formado, além de Inter de Milão e PSG. Ele também defendeu a seleção brasileira.
Continua depois da publicidade
Rafinha Alcântara decidiu abandonar a carreira de jogador após uma lesão grave no joelho que o impediria de voltar a atuar em alto nível. Em suas redes sociais, ele postou um vídeo explicando o momento.
– Depois de um tempo longe dos campos, após uma longa recuperação, hoje quero compartilhar uma decisão importante para mim. Chegou o momento de me aposentar no futebol. Há pouco mais de um ano, sofri uma lesão séria no meu joelho, que infelizmente me impede de voltar a competir no mais alto nível. Aceitar isso não foi fácil. O futebol foi a minha vida desde que me lembro. E entender que não poderia mais me dedicar a ele, como sempre fiz, foi um processo difícil. Mas com o tempo, também aprendi a olhar para trás com gratidão. Que caminhada incrível! – disse Rafinha.
Rafinha é filho do ex-jogador Mazinho e irmão de Thiago Alcântara. O jogador defendeu a seleção brasileira em dois amistosos em 2015, mas seu ápice com a Amarelinha foi o ouro olímpico nos Jogos do Rio-2016.
Como profissional, Rafinha atuou 355 partidas e fez 52 gols. O clube em que mais jogou foi o Barça, 90 vezes.
Continua depois da publicidade
– Tive a felicidade de viver em países diferentes, aprender novos idiomas e adentrar em novas culturas. Conheci pessoas que me marcaram para sempre, dividi vestiário com companheiros extraordinários. Defendi escudos que admirava quando criança, e senti a paixão da torcida nos estádios em que joguei. O futebol me deu momentos inesquecíveis e me permitiu trabalhar com grandes profissionais, que me fizeram perceber o quanto eu sou privilegiado por poder me chamar de jogador de futebol. Nos últimos 20 anos, o futebol foi minha rotina, minha identidade. Hoje começa uma nova etapa, diferente, mas sem essa adrenalina da alta competição – completou.
