Na reta final do Série A vale tudo para motivar os jogadores na fuga contra o rebaixamento. E os números são os bons companheiros dos desesperados. No Avaí, o técnico Toninho Cecílio é adepto do uso das estatísticas para demonstrar o crescimento e a evolução da equipe na competição.
Continua depois da publicidade
Em entrevista exclusiva ao repórter do Diário Catarinense, Jean Balbinotti, o treinador explicou como o setor ofensivo do Leão cresceu desde a sua chegada ao comando técnico, no dia 22 de agosto.
– Nessa reta final nós não podemos priorizar um setor ou outro do time. Nós precisamos de vitórias. O Avaí, desde a minha estreia, é o time que mais marcou gols no Campeonato Brasileiro. Isso é um dado expressivo que traz confiança nessa reta final. O equilíbrio entre o sistema defensivo e o sistema ofensivo está sendo buscado e esses números vem em um bom momento para a gente reforçar a nossa confiaça de que é possível sair (da degola) – contou, por telefone, Toninho Cecílio.
Além de afirmar ao repórter do DC que a defesa necessita de atenção especial, Toninho classifica a postura do Avaí como ofensiva.
– Claro que o setor ofensivo, que cria e ajuda na marcação, ajuda a equilibrar. Claro que eu poderia desde que cheguei, priorizar o setor defensivo, trancar o time inteiro e não tomar gols. Mas o Avaí não iria conseguir sair dessa situação com empates. Então O momento em que a gente chegou exigia um Avaí audacioso e corajoso. Os números mostram isso – afirmou Toninho.
Continua depois da publicidade
A entrevista exclusiva e completa com o treinador do Avaí, você lê na edição desta quinta no caderno de Esportes do Diário Catarinense.