O Brasil está classificado para a semifinal da Copa do Mundo sub-17, após vencer a seleção de Marrocos nesta sexta-feira (21) por 2 a 1. O adversário da equipe Amarelinha será Portugal, que eliminou a Suíça por 2 a 0 e tem no time o artilheiro da competição. O duelo será na segunda-feira (24), às 13h, em Doha, capital do Catar.

Continua depois da publicidade

Anísio Cabral, do Benfica, marcou seis gols até agora na Copa do Mundo sub-17 pela seleção portuguesa. Isso representa 27% dos 22 anotados pelo próximo adversário brasileiro. Ele não balançou as redes nas quartas de final, mas quando fez o seu diante da Bélgica na estreia da segunda fase, correu para bandeirinha de escanteio e imitou a comemoração do seu conterrâneo Cristiano Ronaldo: “SIU”.

– Gosto muito do Cristiano Ronaldo e de sua mentalidade. Mas também gosto muito do estilo de jogo do Ronaldo Fenômeno – revelou o jogador ao site da FIFA.

O jogador corre atrás da Chuteira de Prata da competição também com outra inspiração. Éder, assim como ele, tem raízes em Guiné-Bissau. Em 2016, o ex-atacante se transformou em um herói nacional ao fazer o gol do primeiro título de Portugal na UEFA Euro, contra a França.

Anos depois, ambos puderam conviver quando Éder esteve em um cargo diretivo nas categorias de base da seleção.

Continua depois da publicidade

– O Éder é uma pessoa especial, felizmente consegui conhecê-lo – derreteu-se o artilheiro. – Ele já participou da nossa equipa técnica. Ele é uma inspiração, claro, é uma pessoa que nos ajudou no nosso percurso. É muito boa pessoa.- concluiu.

Peça importante na Copa do Mundo sub-17

Anísio não só tem feito muitos gols por Portugal, mas também tem aparecido nos momentos mais cruciais da campanha. Na estreia, contra a Nova Caledônia, foram dele os dois primeiros gols que viraram a partida. Diante do Marrocos e do México, ele apareceu para ampliar uma vantagem mínima e dar conforto ao time no jogo.

No jogo com a Bélgica, o primeiro eliminatório do torneio, ele bisou e garantiu a vitória portuguesa por 2 a 1. Em um time de muita posse de bola e movimentação dos meias, o ponta de lança dá a combinação perfeita de explosão e presença de área que Portugal tanto precisa para vencer seus duelos mais difíceis.

Continua depois da publicidade

– Já jogo com o Anísio há alguns anos, sempre achei que ele tinha potencial – ressaltou o capitão Rafael Quintas, que é companheiro do atacante no Benfica. – É um jogador muito físico, que sabe usar muito bem o corpo. É um matador na frente, que faz muitos gols. É de um jogador assim que a equipe precisa, para completar os outros jogadores. – afirma.

Anísio soma 15 gols em 19 jogos pela equipe do técnico Bino Maçães, incluindo os seis marcados nas cinco primeiras rodadas do Mundial Sub-17.

– O Anísio sempre teve um grande potencial. Está fazendo uma grande Copa do Mundo – disse o treinador português. – Ele está crescendo muito desde quando começamos no sub-16. Ele tem uma vontade muito grande de evoluir e aprender, isso é fundamental para um futebolista.