Há 14 anos, a cidade de Jaraguá do Sul parou para assistir a equipe mágica do Jaraguá Futsal conquistar o tetracampeonato da Liga Nacional de Futsal (LNF). Naquela ocasião, a equipe de Falcão e outros craques bateu o Marechal Rondon por 2 a 0, na Arena Jaraguá, e sagrou-se campeã. No domingo (15), uma nova história pode ser escrita quando o Jaraguá enfrenta o Praia Clube pelo título de 2024, em Carlos Barbosa (RS).

Continua depois da publicidade

Relembre como foi o tetra do Jaraguá Futsal em fotos

A equipe deste ano é diferente daquela que foi tetra. No entanto, ainda é possível ver rostos conhecidos vestindo a camisa aurinegra. Entre eles, o fixo Leco, que aos 40 anos, pode conquistar a sexta Liga Nacional. Embora não vá disputar a final, já que na semi levou o segundo amarelo e foi expulso, ele promete ajudar dentro do vestiário.

— O Jaraguá recuperou a essência. É um time determinado, feliz, alegre e é isso que o torcedor espera de nós. Carregamos a tradição do futsal jaraguaense em momentos decisivos. Da minha parte, eu só não vou entrar em quadra, mas a preparação no vestiário e a liderança vou levar até o momento que o árbitro apitar — disse.

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Continua depois da publicidade

Outro rosto conhecido e que deve estar entre os relacionados é o goleiro Tiago. Aos 43 anos, o atleta também acumula cinco títulos de Liga. A partida da final deve marcar o fim da carreira do goleiro, que anunciou a aposentadoria em outubro deste ano.

— Eu encaro essa final como a mais importante, não pelo final da carreira, mas é o que está mais próximo da gente conquistar. Esse sonho de criança de ser campeão sempre me leva a ter uma motivação absurda de ajudar o Jaraguá, assim como foi há 14 anos — afirmou.

Assim como Leco e Tiago, o ex-jogador Lenísio também pode ganhar a sexta Liga, mas agora, com outras funções dentro da diretoria do clube.

— Quando eu voltei ao Jaraguá, eu disse que meu objetivo era devolver ao clube o que tinham feito por mim. Fico feliz em poder contribuir com essa reconstrução para voltar a disputar títulos — afirma Lenísio.

Continua depois da publicidade

Para ele, não há comparação entre o Jaraguá campeão de 2010 e a equipe de 2024.

— Acredito que são equipes diferentes em momentos diferentes e com outras características. Não gosto de comparações, mas esta equipe superou perdas de campeonatos e teve resiliência para chegar até a final — revela o ex-atleta.

Entre experientes e uma nova equipe, há algo que não muda há muito tempo em Jaraguá do Sul: a idolatria pelo ex-atleta Falcão, eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo. A equipe de 2010, formada pelos ídolos, também está para sempre na memória de Falcão.

— Se eu pudesse voltar no tempo, seria para Jaraguá do Sul. Todas as lembranças que eu tenho são as melhores possíveis. Aquela final foi uma mistura de alegria com tristeza, foi uma felicidade poder ser campeão mas sabendo que tudo iria mudar para o clube com a retirada do patrocínio da Malwee — relembra Falcão.

Considerado um dos maiores atletas de futsal de todos os tempos, o ‘rei’ estará na torcida pelo clube que tem mais carinho e até arriscou um palpite para a final.

Continua depois da publicidade

— Eu posso ter passado por outros clubes, graças a Deus fui vitorioso em todos, mas a minha relação com o Jaraguá é uma coisa muito especial. Nada se compara a essa arena e a essa torcida. Eu torço para que seja uma grande final e é claro que eu vou torcer para Jaraguá. Vou colocar meu palpite aqui: 4 a 2 Jaraguá — disse.

O Jaraguá Futsal enfrenta o Praia Clube no domingo (15), às 17h30min, em Carlos Barbosa, na região serrana do Rio Grande do Sul, pelo quinto título da Liga Nacional.

Leia também

Joinville sofre, mas vai à final do Catarinense de Futsal

Novo curso de medicina é anunciado em Joinville com investimento de R$ 7 milhões