O FBI está oferecendo uma recompensa de 15 milhões de dólares (R$ 80 milhões) por informações que levem até a prisão do ex-atleta olímpico de snowboard Ryan Wedding, que foi adicionado à lista dos 10 fugitivos mais procurados em março deste ano. Com isso, novas acusações chegaram até a polícia.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Dailymail, ele foi alvo de novas acusações criminais após o aumento do valor da recompensa. Entre elas, está a liderar uma operação bilionária de tráfico de drogas e de orquestrar vários assassinatos
O ex-atleta Ryan Wedding é procurado desde outubro de 2024, sendo que o valor inicial era de 10 milhões de dólares (R$ 53,4 milhões), mas a recompensa foi aumentada nesta semana.
A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, anunciou nesta quarta-feira (19) que novas acusações contra Wedding, como obstrução da justiça, intimidação de testemunhas, homicídio, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Ainda de acordo com o portal Dailymail, o anúncio aconteceu durante uma conferência de imprensa, que foi realizada menos de 24 horas da prisão de um suspeito de conexão com o assassinato de uma testemunha crucial no Canadá.
Continua depois da publicidade
Além dele, um homem foi assassinato no início deste ano na cidade colombiana de Medellín, na Colômbia. Na ocasião, a vítima seria uma testemunha importante para o FBI no caso contra o ex-atleta olímpico.
“A versão moderna de Pablo Escobar”
Ainda conforme o portal Dailymail, Wedding ficou conhecido como uma “versão moderna de Pablo Escobar”, que foi um traficante e narcoterrorista colombiano e fundado do Cartel de Medellín.

O chefe do FBI, Kash Patel, afirmou que o ex-atleta é responsável por “orquestrar um programa de narcotráfico e narcoterrorismo como não víamos há muito tempo”.
O ex-atleta de snowboard está entre os investigados por supostamente “comandar e participar de uma operação transnacional de tráfico de drogas […] enviar rotineiramente centenas de quilos de cocaína da Colômbia, passando pelo México e pelo sul da Califórnia, para o Canadá e outros locais dos Estados Unidos”.
Continua depois da publicidade
Experiência no esporte
Ryan Wedding competiu no snowboard paralelo gramd slalom em 2002, onde terminou na 24ª colocação dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

