O tetracampeão da Copa Truck, Felipe Giaffone, cumpre uma agenda no Norte de Santa Catarina nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12. Acompanhado do seu caminhão de corrida, o piloto visita as fábricas da ArcelorMittal, empresa catarinense, que estreou a aplicação de um aço especial no veículo da competição deste ano.

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Nascido em São Paulo, Felipe Giaffone construiu uma carreira sólida no automobilismo internacional, com passagens marcantes pela IndyCar Series e Indy Lights. No Brasil, tornou-se um dos maiores nomes das competições de caminhões.

Veja fotos do piloto

Nesta quinta-feira (11), ele participa de um encontro com colaboradores e motoristas da ArcelorMittal em São Francisco do Sul. Já na sexta-feira, 12, o piloto estará em São Bento do Sul. Além do bate-papo, Giaffone estará acompanhado do seu caminhão de corrida da Copa Truck, permitindo que os participantes conheçam de perto um dos equipamentos mais emblemáticos da modalidade.

Conforme a empresa, a presença do piloto reforça a parceria iniciada em 2025 entre a ArcelorMittal e Giaffone, que conta com o patrocínio oficial em sua temporada na Copa Truck. 

Ícone do automobilismo brasileiro 

Entre os títulos de Giaffone, se destacam os campeonatos da antiga Fórmula Truck em 2007, 2009, 2011 e 2016. Na Copa Truck, os títulos vieram em 2017, 2023, 2024 e 2025. Como comentarista, atuou em transmissões de Fórmula 1 e Stock Car.

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Já o recente título de tetracampeão da Copa Truck veio no último domingo (7). Giaffone conquistou seu oitavo título na categoria dos brutos, sendo 4 na Fórmula Truck e mais 4 da Copa Truck, com os últimos três em sequência.

Empresa catarinense estreou aço especial no caminhão do piloto 

A ArcelorMittal, líder global e maior produtora de aço no Brasil, estreou a aplicação de um aço especial na última etapa da Copa Truck. O projeto concentrou-se inicialmente na prototipagem das portas da cabine do caminhão de Felipe Giaffone, um componente que originalmente não utilizava o produto da empresa. 

A solução escolhida foi a aplicação do aço HDG GI 220 BH, que oferece maior resistência mecânica e menor espessura em relação à solução original. 

Além de maior resistência, o aço utilizado possibilita uma diminuição de massa em aproximadamente 1 quilo, cerca de 10%, nas duas portas, sem perda de desempenho. A redução de peso é estratégica, pois permite que a equipe redistribua essa massa em posições mais baixas do caminhão, otimizando o centro de gravidade do veículo e, consequentemente, a performance na pista.  

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*Sob supervisão de Leandro Ferreira