A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) deve ser presidida pelo advogado Vinícius Guilherme Bion no próximo mês. A mudança é resultado de um acordo entre o governador Jorginho Mello e o partido MDB. A nomeação está prevista para acontecer oficialmente em 5 de março. As informações são da CBN Joinville.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O deputado joinvilense Fernando Krelling é o responsável pela indicação do advogado para o cargo. Com a alteração, o MDB passa a ter três secretarias e o comando geral do esporte catarinense.
Veja fotos
Vinícius Guilherme Bion, de 38 anos, é natural de Florianópolis e atua no esporte desde 2012. O advogado trabalhou no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SC) de 2012 a 2022, órgão que chegou a presidir. Desde 2023, Bion é conselheiro estadual de esporte, com mandato até outubro deste ano. Esta será a segunda indicação de Krelling à pasta, que já contou com Kelvin Soares durante o governo de Carlos Moisés.
— Se meu nome for confirmado, me sinto preparado e motivado. Estou à disposição para servir ao esporte catarinense — disse Bion.
Continua depois da publicidade
Problemas a serem superados pela nova gestão
Atualmente, a Fesporte é comandada pelo coronel Freibergue Rubem do Nascimento. A fundação foi alvo de críticas nos dois últimos anos, especialmente por problemas relacionados à realização dos Jogos Abertos e à arbitragem dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). O assunto chegou a ser debatido no Conselho Regional do Esporte, ao qual Vinicius Bion ainda faz parte.
— Acho que o maior desafio é cumprir o calendário esportivo em Santa Catarina e garantir que o Programa de Incentivo ao Esporte seja executado. Além disso, é preciso que o Governo do Estado se aproxime da comunidade esportiva catarinense — afirma Bion.
Segundo o colunista do NSC Total, Ânderson Silva, o acordo entre Jorginho Mello e MDB também prevê que o deputado federal Carlos Chiodini fique com o comando da secretaria de Agricultura no lugar de Valdir Colatto (PL). A Epagri e a Cidasc seguem com os mesmos presidentes, enquanto a secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde deverá ser comandada pelo deputado estadual Emerson Stein.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Quais reclamações lideram na Ouvidoria de Joinville
Fila de espera de até 4 anos motiva processo para contratar médicos especialistas em Joinville



