Marco Polo Del Nero está sendo investigado na Fifa por suspeitas de ter recebido propinas na Copa do Mundo de 2014. As informações são do jornalista Jamil Chade, do jornal Estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
FBI investiga papel de Blatter em escândalo sobre direitos de transmissão
Segundo o periódico, os detalhes são mantidos em sigilo pelo Comitê de Ética da Fifa que argumenta não poder dar informações para não prejudicar a apuração e comprometer as denúncias. Porém, se comprovado, o cartola brasileiro seria banido para sempre do futebol e seria proibido de exercer qualquer tipo de função liga ao esporte.
De acordo com Chade, os dados foram enviados ao Comitê por múltiplas fontes. Uma delas teria sido a CPI do Futebol no Senado que encaminhou um dossiê contra Del Nero no dia 11 de novembro.
Esquema de corrupção na CBF teria movimentado R$ 120 milhões, diz jornal
Continua depois da publicidade
Um dos pontos investigados seria a suspeita de que o cartola recebeu subornos de empresas para facilitar seu acesso ao Comitê Organizador Local da Copa (COL) e em diferentes sedes do Mundial como patrocinadoras ou apenas como fornecedoras.
O Estadão ainda aponta que a investigação também tem mostrado que Del Nero criou uma série de “escudos”, evitando que os pagamentos ocorram em seu nome e designando empresas de fachada e aliados para que fossem usados como intermediários.
Após troca na presidência, CBF convoca eleição para definir vice
A previsão do Comitê de Ética era de que, com os casos de Blatter e Platini na agenda para os dias 16 e 17 de dezembro, os processo de Del Nero ficaria apenas para 2016.
*ZHESPORTES