O Figueirense completa 104 anos de história, tradição e glórias nesta quinta-feira (12). O clube já passou por altos e baixos em sua trajetória, repleta de vitórias, tropeços e, sobretudo, marcada pela paixão dos torcedores nas arquibancadas do estádio Orlando Scarpelli. Para comemorar o aniversário, o Furacão do Estreito organizou uma série de ações especiais para celebrar ao lado dos torcedores.
Continua depois da publicidade
Títulos de destaque
A coleção de títulos do Figueirense conta com duas Recopas Catarinense (2019 e 2022), três Copas Santa Catarina (1990, 1996 e 2021), um Supercampeonato Catarinense (1996), uma Taça Mané Garrincha (1983) e uma Taça José Meirelles (1985).
O Figueirense tem em sua história o título internacional, da Copa Mercosul. A competição envolvia times do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. No Orlando Scarpelli, o Alvinegro venceu o Joinville, com um gol marcado na prorrogação, e levantou a taça do extinto torneio em 1995.
Entre outros destaques importantes em competições, o Figueirense também conquistou o vice-campeonato da Série B do Campeonato Brasileiro em duas oportunidades (2001 e 2010), e foi vice da Copa do Brasil em 2007, derrotado pelo Fluminense.
O mais vezes campeão catarinense
O Figueirense é o clube 2º clube com mais títulos do Campeonato Catarinense, com 18 títulos na conta: em 1932, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1972, 1974, 1994, 1999, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2014, 2015 e 2018. O primeiro é o Avaí, que conquistou o 19º na edição deste ano.
Continua depois da publicidade
A fundação do Figueirense
Em 12 de junho de 1921, 104 anos atrás, quando Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis se reuniram na Praça XV, no centro de Florianópolis, para concretizar a fundação do Figueirense Futebol Clube.
O grupo de amigos, entusiastas do futebol e do remo, pretendiam criar uma nova sociedade esportiva, que representasse a Grande Florianópolis. O nome do time veio da tradicional figueira centenária que enfeita a principal praça da capital catarinense, onde aconteceram os primeiros encontros que discutiram a criação do clube.
Estádio Orlando Scarpelli, a casa do Figueirense
O Estádio Orlando Scarpelli foi inaugurado em 12 de junho de 1960, no aniversário de 39 anos do Figueirense. A casa do Alvinegro fica no bairro do Estreito, em Florianópolis, na Rua Norton Flores Boppré, em homenagem ao ex-presidente do clube.
Continua depois da publicidade
O nome homenageia o empresário e ex-presidente do Figueirense Orlando Scarpelli, que doou o terreno onde foi construído o estádio. Além disso, também foi arrecadado recursos para a construção da nova sede alvinegra.
Pela contribuição, Orlando Scarpelli recebeu o título honorário de sócio grande benemérito do clube, sendo a única pessoa da história do clube a receber essa homenagem, em 1957 esse reconhecimento foi extinguido.
Revelações e ídolos alvinegros
O Figueirense foi responsável por revelar grandes nomes do futebol, como Roberto Firmino, Filipe Luís e André Santos. Outros atletas de destaque que também passaram pelo clube foram Felipe Santana, Carlos Alberto, Loco Abreu, Edmundo e o técnico Dorival Júnior.
Continua depois da publicidade
Entre os muitos jogadores que deixaram suas marcas na história do Figueirense, a torcida alvinegra tem o ex-meia Fernandes como o maior ídolo. Atualmente, o maior artilheiro da história do clube, com 108 gols, assume o cargo de assessor especial da presidência do clube.
Figueirense na elite do futebol brasileiro
O Furacão do Estreito é o time catarinense com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro: ao todo, foram 17 temporadas competindo na elite do futebol brasileiro. Além disso, é o time do estado com o melhor aproveitamento (de 50,9%) e a maior série de invencibilidade (14 jogos sem perder) na primeira divisão da competição (ambos feitos em 2011).
A melhor campanha do Figueirense na Série A do Campeonato Brasileiro foi em 2011, sob o comando do técnico Jorginho. O clube encerrou o ano ficando no 7º lugar do Brasileirão, com 58 pontos.
A última vez que o Figueirense disputou a Série A do Campeonato Brasileiro foi em 2016. Na ocasião, o Alvinegro terminou a temporada em 18º, sendo rebaixado para jogar a Série B de 2017.
Continua depois da publicidade
Programação dos 104 anos do Figueirense
O Estádio Orlando Scarpelli, que estará comemorando 65 anos da sua inauguração, será palco das programações. A partir das 9h30min acontece a recolocação oficial das 14 Estações da Via-Sacra e de dois quadros centrais do altar da Capela Nossa Senhora Aparecida, todas obras sacras assinadas e restauradas pela artista plástica catarinense Nicole Ulian de Freitas.
Em seguida, às 10h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, acontecerá a Missa de Ação de Graças, com a celebração do Padre Prim. Por volta das 11h, em frente à Capela, com a presença da diretoria e comunidade alvinegra, será realizado o tradicional corte do bolo, com o canto de “parabéns”.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Durante a tarde, a partir das 14h30min, o Figueirense realizará um treino da sua equipe profissional com portões abertos para a torcida. O acesso ao Estádio contará com serviço de Bbar aberto e com a presença do Mascote Furacão Alvinegro, além de espaço reservado para fotos e autógrafos dos jogadores do elenco alvinegro.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão