Figueirense e Marcílio Dias duelam na tarde deste sábado (10), às 16h (de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Catarinense 2026. O palco do confronto será o estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Enquete: Quem será o campeão do Campeonato Catarinense 2026

Quem será o campeão do Campeonato Catarinense

O Marinheiro estreou com uma vitória por 2 a 1 contra o Criciúma dentro de casa. Com isso, é o atual líder do Grupo A com três pontos e dois de saldo de gols.

Enquanto isso, o Furacão do Estreito venceu o Joinville por 3 a 2, na Arena Joinville, em Joinville. Além disso, chegou a abrir 3 a 1, mas o Jec descontou no fim. O Figueira é o atual líder, pois foi o único time do Grupo B que venceu na estreia.

O jogo entre Figueirense e Marcílio Dias contará com transmissão ao vivo e com imagens através do canal SportyNet, no Youtube, que é possível assistir com imagens clicando neste link. Os assinantes do SportyNet+ também podem assistir através do canal fechado.

Além disso, a CBN Floripa transmite ao vivo as emoções do confronto com narração de Salles Júnior, comentários de Chico Lins, reportagem de Cristian Delossantos, Marcos Cassettari como repórter da galera e plantão de Arthur Westphalen.

Continua depois da publicidade

  • Figueirense x Marcílio Dias
  • Data: Sábado, 10 de janeiro de 2026;
  • Horário: 17h (de Brasília);
  • Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis;
  • Onde assistir ao vivo: Sportynet, no Youtube, e Sportynet+.

Como funciona o Campeonato Catarinense

Com novo formato de disputa, a competição promete ser ainda mais imprevisível e disputada do que nos últimos anos. As equipes estão divididas em dois grupos de seis times cada. Na primeira fase, as duas chaves se enfrentam — Grupo A contra Grupo B —, com seis jogos para cada time. No Grupo A estão Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque. No Grupo B, Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina.

O cruzamento nas quartas de final será feito com confrontos dentro do grupo: 1º colocado do grupo A contra o 4º do mesmo, 2º do grupo A enfrenta o 3º colocado — e o formato se aplica igualmente no Grupo B. Com a confirmação de 12 datas, as quartas também terão partidas de ida e volta. Após isso, os classificados se enfrentam nas semifinais com dois jogos, seguindo posteriormente para a final, também com dois jogos.

Em 2026, o estadual terá três times rebaixados. O objetivo é ter um Campeonato Catarinense com 10 times em 2027. Na próxima Série B estadual, apenas o campeão irá garantir o acesso.

Continua depois da publicidade

Os dois eliminados de cada grupo farão um quadrangular da morte na disputa pela permanência na primeira divisão catarinense. Serão seis rodadas, de ida e volta, onde o líder desse quadrangular irá se salvar. O melhor quinto colocado da primeira fase entra no quadrangular do rebaixamento com um ponto.

Outra novidade é a criação da Taça Acesc 70 anos, competição paralela que será disputada a partir das eliminações das quartas de final e homenageia a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina. Os quatro perdedores das quartas disputam um novo mata-mata, com duas equipes se classificando.

Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Dessa forma, as equipes se enfrentam em uma nova semi, com dois classificados, que disputam uma final pela vaga na Copa do Brasil 2027. A decisão deve ser disputada em jogo único.