Apenas três dias antes de encerrar o contrato com Filipe Luís, o Flamengo chegou a um acordo com o técnico multicampeão. O clube anunciou, na manhã desta segunda-feira (29), a renovação por mais dois anos, até o fim de 2027, com valorização salarial. As informações são do ge.

Continua depois da publicidade

— A história NÃO vai parar de ser escrita. Ele fica até 2027! — comemorou o Flamengo nas redes sociais.

Veja como é a casa do técnico Filipe Luís, do Flamengo, no RJ

— O desfecho positivo só foi possível porque havia, de ambas as partes, o desejo genuíno de continuidade do projeto, além da disposição conjunta para convergir interesses e construir um acordo equilibrado e sustentável, que atendesse aos anseios do técnico, mas também às políticas de governança do clube estabelecidas pelo Bap — declarou José Boto, diretor executivo de futebol do clube.

Como foram as negociações

Apesar do técnico já estar participando do planejamento do clube para 2026, a negociação estava arrastada. A diretoria do Flamengo chegou a travar novas saídas de jogadores para caso um novo treinador assumisse avaliar o elenco.

Os treinadores Leonardo Jardim, Artur Jorge e Thiago Motta foram cotados como opções para substituir Filipe Luís. Mas a prioridade era buscar um acordo, que começou ainda no primeiro semestre de 2025, com o atual técnico e sua comissão.

Continua depois da publicidade

Além da questão financeira, bonificações e multa rescisória foram alguns dos pontos que atrasaram a renovação. Porém, o Flamengo se flexibilizou e buscou chegar perto do que Filipe Luís pediu para mantê-lo na equipe.

Desde que assumiu como técnico, em outubro de 2024, Filipe recebia o mesmo salário. O valor era o menor entre todos os treinadores da Série A do Brasileirão. Com o novo contrato, ele receberá um aumento considerável.

Além disso, com o clube, o técnico conquistou a Copa do Brasil 2024, o Carioca, a Supercopa, Brasileirão e Libertadores da América 2025. O elenco profissional do Flamengo deve se reapresentar na segunda quinzena de janeiro. O foco será no Carioca, no Brasileirão e na Supercopa.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão