O Costão do Santinho, em Florianópolis, será a casa do Mountain Do, principal prova de Trail Run do Brasil, no dia 25 de julho. Estarão em disputa percursos de 5 km, 9 km, 21 km e 42 km, passando por diversas paisagens da Ilha.
Continua depois da publicidade
As inscrições seguem abertas no site oficial do evento (clique aqui). Neste ano, a Praia do Rosa, em Imbituba, também recebeu o Mountain Do, fazendo parte do calendário do Trail Run nacional.
A programação oficial inicia na sexta-feira, dia 24, com a abertura da Expo Mountain Do. Além da retirada dos kits, o público poderá visitar expositores, participar de ativações, degustações e acompanhar palestras gratuitas.
Continua depois da publicidade
Parte do valor das inscrições será destinada ao apoio à gestão das unidades de conservação do município de Florianópolis, incluindo o Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho, área protegida por onde passa parte do percurso.
O evento no Costão do Santinho faz parte do circuito Raízes, que depois segue para a Selva Amazônica, Campos do Jordão (SP), Fernando de Noronha (PE), Chapada dos Veadeiros (GO), Pantanal (MS) e Praia do Rosa — a última, apenas em 2027.
Continua depois da publicidade
Calendário Mountain Do 2026
- Costão do Santinho | 42K, 21K, 9K e 5K | 25 de julho
- Desafio Penha | 42K, 21K, 10K, 6K, 5K e 3K | 31 de julho a 2 de agosto
- Selva Amazônica | 21K, 10K e 5K | 8 de agosto
- Campos do Jordão | 20K, 10K e 5K | 23 de agosto
- Fernando de Noronha | 21K e 8K | 5 de setembro
- Deserto do Atacama | 42K, 21K e 10K | 27 de setembro
- Pedra Branca | 25K, 15K, 9K e 4K | 18 de outubro
- Chapada dos Veadeiros | 21K, 14K e 7K | 31 de outubro
- Pantanal | 21K, 14K e 7K | 7 de novembro
- São Chico | 20K, 10K e 5K | 14 de novembro
- CGR | 20K, 10K e 5K | 6 de dezembro
- Deserto do Saara | 60K, 30K e 10K | 11, 12 e 13 de dezembro

