O Fluminense do Itaum está na Coreia do Sul para uma excursão que servirá como pré-temporada para o time de Joinville. Os jogadores, comissão técnica e diretoria do clube chegaram na última segunda-feira e permanecem na região metropolitana de Seul por dois meses, retornando em fevereiro para o Brasil.
Continua depois da publicidade
O presidente Anelísio Machado explica que a oportunidade surgiu a partir de conversas com parceiros que observaram o trabalho do clube e tinham contato com dois sul coreanos. Eles já participaram do futebol brasileiro e convidaram o Fluminense para a viagem.
— Isso é fruto de um trabalho crescente do Fluminense. É um momento muito bom de um projeto que coloca o clube em outro patamar no futebol. O projeto tem muito a crescer ainda e com certeza essa abertura vai ser fantástica para o crescimento do futebol do Fluminense e de Santa Catarina — explica Machado.
O clube viajou com 18 jogadores e outros quatro ainda vão se juntar ao elenco na capital sul coreana. Como alguns atletas saíram do Fluminense para disputar a primeira divisão de campeonatos estaduais, como o Catarinense, Paranaense, Goiano e Paulista, o time precisou ir atrás de reforços.
O elenco conta com uma estrutura com três campos de gramado sintético na Coreia do Sul. Os jogadores sentiram no primeiro dia de movimentação depois da longa viagem e ainda estão se adaptando ao local. Na última terça-feira, os termômetros registraram 3ºC.
Continua depois da publicidade
Aos poucos, o trabalho vai ser intensificado e o primeiro amistoso já está marcado para o sábado contra um time de uma universidade.
— Estamos sendo muito bem recebidos e a programação está surpreendendo. Está sendo ajustado uma sequência de amistoso e o trabalho prometes muitos frutos bons para o Fluminense — garante o presidente.
O Fluminense disputa há três anos a Série B do Campeonato Catarinense, tendo terminado na sexta colocação na edição deste ano. Em 2020, a competição vai dar três vagas de acesso para a primeira divisão e a pré-temporada do time joinvilense também visa se preparar para conquistar uma das vagas no próximo ano.