Com o anúncio de um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, agora começam os estudos para avaliar de que forma a universidade será concretizada.

Continua depois da publicidade

Durante a reunião com o MEC nesta terça-feira à tarde em Brasília com a comitiva blumenauense, foi discutida a possibilidade de incorporação da Furb dentro do projeto da expansão da UFSC no Vale do Itajaí.

Estiveram reunidos o reitor da Furb, João Natel, o presidente do Comitê Pró-Federalização, Clóvis Reis, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing (DEM), o deputado federal Décio Lima (PT), a deputada estadual Ana Paula Lima (PT),o Diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Valmor Schiochet, o secretário da Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, e o reitor da UFSC, Alvaro Prata.

No encontro, ficou combinado que, juntos, a Furb, a prefeitura e a UFSC vão elaborar um documento explicando os meios para que a incorporação da Furb seja possível e quais os melhores caminhos a seguir. Daqui a 30 dias a comitiva volta a Brasília para apresentar o novo projeto ao MEC.

Continua depois da publicidade

O deputado Décio Lima anunciou pelo microblog Twitter que nesta quarta-feira, às 8h, tem um reunião com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), para tratar da incorporação da Furb pela UFSC. Além de Décio, Natel, Clóvis, Kleinübing, Ana Paula e Prata participarão da agenda com Ideli.

Na quinta-feira o governador do Estado, Raimundo Colombo (DEM), terá um reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT). Um dos assuntos tratados será a pareceria entre a UFSC e Furb.

Uma avaliação pública sobre o anúncio está marcada para ocorre nesta terça-feira, às 18h30min, em frente à biblioteca central, no Campus 1.

Continua depois da publicidade