O Campeonato Mundial de Ginástica Artística 2025 começa neste domingo (19), em Jacarta, na Indonésia. A 53ª edição da competição, e a primeira no sudeste asiático, reúne mais de 80 países, incluindo o Brasil.
Continua depois da publicidade
Confira imagens dos brasileiro na competição
O torneio terá apenas disputadas individuais, distribuindo um total de 36 medalhas, para sete categorias masculinas e cinco femininas. Será o primeiro Mundial desde os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Convocação do Brasil para o Mundial de Ginástica Artística 2025
Cada país pode ter até seis representantes no masculino e quatro no feminino, sendo que no máximo três podem competir em cada aparelho.
A delegação brasileira não poderá contar com grandes nomes, como Rebeca Andrade, por motivos pessoais, Jade Barbosa, por gravidez, e Lorrane Oliveira, com questões físicas.
Assim, das ginastas que foram bronze por equipes nas Olimpíadas de Paris, estarão presentes Flávia Saraiva, que busca sua segunda medalha individual em Mundiais, e Júlia Soares.
Continua depois da publicidade
Ainda pelo Brasil, as atletas de 15 anos, Sophia Wiesberg e Julia Coutinho, irão competir. Ambas conquistaram, respectivamente, ouro e bronze no individual geral do Campeonato Brasileiro do esporte, neste ano.
No feminino, a equipe brasileira está na oitava subdivisão, começando nas barras assimétricas, e passando por trave, solo e salto, nesta ordem.
Atletas do feminino
- Flavia Saraiva
- Júlia Soares
- Júlia Coutinho
- Sophia Weisberg
Já no masculino, o principal nome é o medalhista Olímpico e campeão mundial Arthur Nory. Além dele, outros atletas experientes são Caio Souza e Diogo Soares. Para fechar, os brasileiros Tomás Florêncio (substituindo Yuri Guimarães, lesionado) e Vitaly Guimarães, também competirão.
No masculino, o Brasil está na segunda subdivisão, se apresentando inicialmente nas barras paralelas, seguindo para barra fixa, solo, cavalo com alça, argolas e salto.
Continua depois da publicidade
Atletas do masculino
- Arthur Nory
- Caio Souza
- Diogo Soares
- Vitaliy Guimarães
- Tomás Florêncio
Principais nomes internacionais
Por ser início de ciclo e não ter disputa por equipes, o Mundial de Ginástica Artística de 2025 terá, além de Rebeca Andrade, outro desfalque de peso: Simone Biles. No entanto, a capital da Indonésia ainda contará com grandes nomes da modalidade, incluindo seis campeões Olímpicos.
A delegação do Japão é um dos principais destaques, com Oka Shinnosuke e Hashimoto Daiki, donos de quatro medalhas Olímpicas cada. Seguidos pela China, que contará com Zhang Boheng, bicampeão mundial e três vezes medalhista em Paris 2024, e Zou Jingyuan, bicampeão Olímpico e dono de três títulos mundiais nas barras paralelas.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Outro destaque é Carlos Yulo, que se tornou o primeiro atleta das Filipinas a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos.
Entre as mulheres, Kaylia Nemour, da Argélia, é uma das principais atletas. Aos 18 anos, depois de ser ouro nas barras assimétricas em Paris, ela passou os últimos meses se aperfeiçoando ainda mais de olho no título do individual geral.
Continua depois da publicidade
Além dela, estarão presentes a alemã, Angelina Melnikova, dona de quatro medalhas Olímpicas e sete em Mundiais; a chinesa Zhou Yaqin, prata em Paris 2024 e no último Mundial; além de Flávia Saraiva, que lidera a delegação brasileira.
Programação do Mundial de Ginástica Artística 2025
O torneio tem transmissão ao vivo do SporTV, e no YouTube da Cazé TV e do Canal Olímpico do Brasil. (verificar disponibilidade com seu serviço de streaming e/ou sua operadora de TV por assinatura).
19 de outubro – Domingo
- 00h – 12h: classificatórias masculinas – subdivisões 1 a 6
- 1h50: subdivisão 2 – Brasil
20 de outubro – Segunda-feira
- 00h – 3h30: classificatórias masculinas – subdivisões 7 e 8
- 7h – 11h15: classificatórias femininas – subdivisões 1 a 3
Continua depois da publicidade
21 de outubro – Terça-feira
- 00h – 11h15: classificatórias masculinas – subdivisões 4 a 10
- 6h30: subdivisão 8 – Brasil
22 de outubro – Quarta-feira
- 8h30: final do individual geral masculino
23 de outubro – Quinta-feira
- 8h30: final do individual geral feminino
24 de outubro – Sexta-feira
- 4h: finais por aparelho
Ordem:
- Solo masculino
- Salto feminino
- Cavalo com alça
- Barras assimétricas
- Argolas
25 de outubro – Sábado
- 4h: finais por aparelho
Ordem:
- Salto masculino
- Trave
- Barras paralelas
- Solo feminino
- Barra fixa
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão










