Maior goleador do Campeonato Brasileiro (190), Roberto Dinamite, que faleceu neste domingo (8), marcou 708 gols pelo Vasco da Gama. Mas precisou de apenas um para também ficar marcado em Joinville. O craque é o autor do primeiro gol que o JEC levou na história.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em 1976, a cidade de Joinville completou 125 anos, e de presente, ganhou um novo clube. Após a fusão entre Caxias e América, surgiu em 29 de janeiro o Joinville Esporte Clube. Em 9 de março daquele ano, a equipe fez a estreia em um amistoso contra o Vasco da Gama, no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho.
Mais de 15 mil torcedores estiveram presentes no Ernestão para ver o jogo e encontrar Roberto Dinamite, o maior destaque do elenco cruzmaltino na época.
O centroavante Tonho abriu o placar naquele dia, e assinou o primeiro gol da história do Tricolor. E Roberto Dinamite empatou, para selar o resultado do confronto em 1 a 1, e escrever o nome na história, como o primeiro gol sofrido pelo JEC.
Continua depois da publicidade

O Joinville atuou com: Renato; Djalma, Ditão, Pompeu e Silvinho (Nelinho); Piava, Chico Samara e Fontan; Linha (Ferreira); Tonho (Romualdo) e Zequinha. Técnico: João Lima.
Já o Vasco foi ao campo com: Mazarópi; Toninho (Gilson), Abel Braga, Renê e Marco Antônio; Zé Mário e Zanata; Luís Fumanchu, Jair Pereira, Roberto Dinamite e Luis Carlos (Galdino).
Em nota, o Joinville lamentou o falecimento de Roberto Dinamite.
Confira:
“O Joinville Esporte Clube lamenta profundamente o falecimento de Roberto Dinamite, ídolo do futebol brasileiro, que tem seu nome marcado na trajetória do Tricolor estando presente na primeira partida da história do JEC. O Joinville se solidariza com os fãs, familiares e amigos do grande ídolo que nos deixou.
No dia 9 de março de 1976, Roberto Dinamite entrou em campo, no tradicional estádio do Ernestão, em Joinville, com o Vasco da Gama, que marcou a primeira partida do Tricolor na sua história gloriosa. O amistoso terminou em 1 a 1. Os gols foram assinalados por Tonho (JEC) e pelo próprio Dinamite (Vasco). Obrigado por tudo, Roberto Dinamite.”
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Adriano Silva condena atos terroristas de bolsonaristas em Brasília: “Lamentável”
Jorginho Mello condena violência durante ataques em Brasília: “Momento exige cautela”
Bolsonaristas radicais fecham BR-101 em SC com fogo e barricadas durante ataques em Brasília