A Neat Burger, rede de fast-food vegano lançada em 2019 por Lewis Hamilton e que tem Leonardo DiCaprio como investidor, encerrou todas as suas operações no Reino Unido. A decisão veio após anos de dificuldades financeiras e um prejuízo de 7,9 milhões de libras em 2022 — cerca de R$ 50 milhões — e aproximadamente 150 funcionários devem ser impactados.

Continua depois da publicidade

A proposta da Neat era oferecer hambúrgueres e pratos 100% à base de plantas, com foco em sustentabilidade e sabor. A rede chegou a operar em quatro países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Itália e Emirados Árabes. No auge, foram mais de uma dezena de unidades, incluindo lojas em Londres, Nova York e Dubai.

Confira fotos de Hamilton e suas empreeitadas no mundo vegano

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Apesar do apoio de celebridades e fundos milionários — incluindo o goleiro Thibaut Courtois — a empresa não resistiu à queda no fluxo de clientes pós-pandemia, especialmente nas áreas comerciais de Londres.

Em 2023, metade das unidades britânicas foi fechada, e em 2024, lojas em Nova York e Dubai também encerraram atividades. Agora, restam apenas duas unidades da Neat em funcionamento, ambas localizadas em Milão, na Itália.

A empresa levantou mais de US$ 25 milhões em rodadas de investimento e chegou a ser avaliada em US$ 100 milhões em 2023. Os planos incluíam abrir até mil lojas na América do Norte até 2030 e lançar uma linha de produtos veganos embalados, como hambúrgueres de frango e cachorros-quentes. No entanto, esses projetos foram interrompidos com o recuo nas operações.

Além da Neat Burger, Hamilton também é parceiro da Bramble, marca americana de alimentos veganos para cães. O piloto também introduziu seu bulldog Roscoe a esse estilo de vida em 2020. Segundo ele, a mudança trouxe benefícios como mais energia e pele mais saudável para o animal. Na Bramble, Roscoe foi até nomeado “Diretor de Sabor”, e Hamilton atua como investidor e defensor da proposta de alimentação canina mais saudável, ética e sustentável.

Continua depois da publicidade