Se todo mundo que vive em Florianópolis ou vem visitar a cidade nessa época do ano quer estar na praia perto do mar, o velejador e administrador de empresas Vanir Tiscoski Júnior, 29 anos, encontrou um jeito de estar no lugar que mais ama sem precisar enfrentar horas de trânsito todos os dias. Acostumado a realizar longas travessias de veleiro, ele partiu para um desafio diferente na manhã de ontem: completar uma volta à Ilha sozinho, remando em uma prancha de stand up paddle.

Continua depois da publicidade

Equipado com chapéu de palha, camisa de lycra, protetor solar, barrinhas de alimentos, mochila impermeável com celular em caso de emergência, Alemão, como é conhecido, começou a travessia às 7h45min na praia da Daniela, no Norte da Ilha. O plano é remar entre 6 e 8 horas por dia para conseguir percorrer os 172 km da costa da Ilha e parar à noite para se alimentar e dormir. Quando tiver casa de amigos por perto, vai pedir abrigo, mas quando não for possível, como no caso da Lagoinha do Leste, o acampamento será na praia mesmo. Se tudo ocorrer dentro do planejado, na quinta-feira, dia 29, ele deve estar chegando de volta na Daniela:

— É um desafio pessoal, a Ilha tá lotada nesta época, eu gosto de ficar no mar e curtir, então resolvi fazer este desafio, mas com planejamento de tudo — explica.

Ele conta que pratica o esporte desde 2013, e costuma remar na Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri e também até a Ilha do Campeche. Esta será a primeira vez que irá ficar tando tempo de stand up dentro da água, mas ele se diz tranquilo:

Continua depois da publicidade

— Me sinto apto a realizar, vou remar sempre perto da costa, acompanhando os ventos, as correntes. Acredito que vai ser um momento de muito contato com a natureza, de reflexão sozinho.

Destaques do NSC Total