Avaí e Figueirense estarão frente a frente em mais um clássico decisivo na próxima quarta-feira (05). A dupla da capital entra em campo, na Ressacada, para disputar uma das vagas na semifinal do Campeonato Catarinense.
Continua depois da publicidade
Se dentro de campo a disputa por uma vaga na semifinal promete equilíbrio, fora dele dois ídolos exercem papéis fundamentais para o dia a dia do futebol da dupla da capital. Marquinhos Santos, no Avaí, e Wilson, no Figueirense, são as referências do elenco fora das quatro linhas – muito por conta do que fizeram enquanto vestiam as camisas da dupla da capital.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Os desafios de Enderson Moreira e Thiago Carvalho para o clássico Avaí x Figueirense
Continua depois da publicidade
Marquinhos e Wilson estão entre os maiores jogadores da história de Avaí e Figueirense. Acumulam conquistas, acessos, jogos inesquecíveis e muitos clássicos no currículo. Foram protagonistas em temporadas em que tanto o Leão da Ilha quanto o Alvinegro do Estreito figuravam entre os principais times do Brasil, na Série A do Campeonato Brasileiro, e fazendo boas campanhas.
Agora fora de campo, os dois seguem sendo fundamentais para os times que protagonizam o maior clássico de Santa Catarina. Marquinhos Santos como coordenador técnico do Avaí e Wilson, desde o início da temporada, como Executivo de Futebol do Figueirense.
O coordenador Marquinhos
Considerado por muitos torcedores como o maior ídolo da história do Avaí, Marquinhos se aposentou dos gramados em março de 2019. Desde então, exerceu diversas funções dentro do clube, sempre como uma das principais lideranças do departamento de futebol azurra.
O primeiro cargo foi de gerente de futebol. Desde 2023, é coordenador técnico do clube, atuando diretamente com a comissão. Marquinhos também comanda a equipe de forma interina em momentos de transição entre treinadores – como aconteceu em algumas rodadas da Série B do ano passado.
Continua depois da publicidade
Atuando como uma espécie de elo entre o departamento de futebol e a diretoria e com grande identificação com a torcida, Marquinhos também é um dos porta-vozes do clube.
O homem forte do futebol alvinegro
Wilson fez história como goleiro do Figueirense. As atuações com a camisa 1 do Furacão fizeram do ex-jogador um dos ídolos mais queridos por todos os alvinegros – relação que se aproximou novamente quando ele retornou ao clube para encerrar a carreira, em 2022.
Em 2024, após uma série de lesões, anunciou aposentadoria dos gramados e passou a exercer um novo cargo: o de coordenador técnico. No início da atual temporada, após a saída de Marco Aurélio Cunha, assumiu a função de diretor executivo de futebol – na prática, é o responsável por gerir o principal departamento do clube.
Wilson é quem responde pelo futebol do Figueirense. Tem, entre outras funções, a incumbência de montar o elenco – foi o responsável por contratações como Wellington Nem e Felipe Augusto, por exemplo. Assim como Marquinhos, também é uma das vozes do clube.
Continua depois da publicidade
Clássico decisivo
Com a supervisão dos ídolos Marquinhos e Wilson, Avaí e Figueirense decidem uma vaga na semifinal do Campeonato Catarinense na noite desta quarta-feira (05), na Ressacada. O duelo, de jogo único, está marcado para às 21h30.
Quem vencer, avança para a semifinal. Caso a partida termine empatada, a decisão será nos pênaltis. A NSC TV transmite o clássico ao vivo, para toda Santa Catarina.






