nsc
    dc

    Fogo na Ilha

    Incêndio atinge box do Mercado Público de Florianópolis

    Fogo começou por volta da meia-noite desta quinta e foi controlado pelos bombeiros

    02/01/2013 - 22h51 - Atualizada em: 03/01/2013 - 04h59

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Ação rápida dos bombeiros impediu maiores problemas com incêndio no Mercado Público
    Ação rápida dos bombeiros impediu maiores problemas com incêndio no Mercado Público
    (Foto: )

    Um incêndio que se iniciou por volta da meia-noite desta quinta-feira consumiu um box da ala Norte do Mercado Público de Florianópolis. As chamas atingiram também o mezanino próximo ao local.

    O box número 44, que vendia calçados, foi completamente destruído. A primeira hipótese levantada ainda durante a madrugada foi a ocorrência de problemas na parte elétrica. Um forte cheiro de fumaça se alastrou pela região, atraindo a atenção de moradores das proximidades.

    O fogo, que avançou para fora do box, foi debelado com o auxílio de três caminhões de bombeiros, que chegaram ao local imediatamente após o primeiro alerta.

    - O fato de o quartel estar localizado próximo ao Mercado facilitou nosso deslocamento - disse a tenente Priscila Casagrande, comandante da área.

    Segundo ela, o fato de o box estar fechado também contribuiu para que as chamas não se espalhassem, apesar de 45 minutos de duração do incêndio.

    Um gari da Comcap, Rafael Oliveira, 36 anos, estava realizando a limpeza próximo ao Mercado quando avistou a fumaça e, com a ajuda de colegas, acionou os primeiros hidrantes, facilitando o combate ao fogo.

    - Vimos o fogo e abrimos a porta para os bombeiros terem acesso - disse Oliveira.

    Os proprietários da loja foram chamados ao local, mas ainda assustados preferiram não se identificar.

    Em 19 de agosto de 2005, um incêndio consumiu 68 boxes.

    O Mercado Público de Florianópolis é um marco histórico-cultural de Florianópolis. Em 1845, quando Dom Pedro II visitou a cidade, o pescado era vendido em tendas rústicas em plena praça. A discussão sobre a sua construção, em 1847, dividiu opiniões e deu origem a dois partidos: liberais e conservadores. Em 1851, ele estava de pé e teve de ser demolido em 1896 porque a estrutura estava comprometida. A ala queimada ontem foi inaugurada em 1899. Em 1986, uma grande reforma recuperou o prédio.

    Colunistas