nsc
dc

Notícia

Integração dos ônibus intermunicipais, em Blumenau, começa nesta quarta-feira

Passageiros da Rainha e Verde Vale têm de usar coletivos de Blumenau

31/01/2012 - 20h30

Compartilhe

Por Redação NSC

A partir de hoje, passageiros das empresas Rainha e Verde Vale que usam as linhas Belchior, Luís Alves, Alto Baú e Braço do Baú terão de embarcar e desembarcar no Terminal da Fortaleza e de lá pegar outro ônibus para chegar ao destino final. Com a integração entre os ônibus intermunicipais e o transporte coletivo de Blumenau, os passageiros das cidades vizinhas não poderão mais usar os pontos do Centro.

Adiada por cinco vezes, por falta de acordo entre empresas e Consórcio Siga, a mudança afetará outras duas concessionárias intermunicipais e os demais terminais urbanos.

Nos primeiros 15 dias da integração, o Seterb fará uma avaliação do novo sistema e só depois estabelecerá um cronograma definitivo para as outras linhas da Rainha e Verde Vale e também para as empresas Volkmann e Santa Teresinha se adaptarem. A princípio, a Santa Teresinha será a última a aderir à integração, pois opera apenas uma linha: Gaspar Alto.

Quando a integração estiver completa, os ônibus intermunicipais, que transportam cerca de 6,5 mil passageiros diariamente, deixarão de fazer quase 300 viagens por dia pelo Centro de Blumenau. Presidente do Seterb, Rudolf Clebsch explica que o modelo é pioneiro no Estado:

- Blumenau é a primeira cidade de Santa Catarina a fazer a integração. A expectativa é que sirva de referência a outras regiões.

Empresas acreditam que, no primeiro momento, a integração terá impactos negativos, pois os passageiros não estão habituados com a baldeação nos terminais. Mas o gerente da Auto Viação Rainha, Célio Roberto Hostin, aposta que a médio e longo prazos conquistará mais passageiros devido ao aumento da velocidade da viagem e custo mais viável. Com a integração, os usuários das linhas intermunicipais desembarcarão nos terminais urbanos de Blumenau e poderão usar, sem qualquer custo extra, qualquer linha do Consórcio Siga.

Chefe de Tráfego da Verde Vale, Valerio Soares informa que investirá em campanhas publicitárias para orientar passageiros.

Terça-feira, no entanto, em pontos do Centro, o clima entre os usuários era de incerteza:

- Uso dois ônibus para vir a Blumenau e agora vou ter de pegar mais um? Vai ser ruim, um incômodo muito grande e a viagem vai ficar ainda mais demorada - reclamou a publicitária de Rio dos Cedros Priscila Figurski.

A auxiliar de limpeza e moradora de Indaial Eva de Deus também ficou em dúvida sobre o novo sistema:

- Já está ruim assim e vai piorar. Pior será perder o ônibus no terminal, aí vou ter de ficar esperando para poder fazer minhas coisas.

Colunistas