Atual campeã mundial de vôlei feminino, a Itália deu mais um passo para garantir vaga na semifinal da nova edição do torneio. No primeiro jogo deste sábado, disputado na cidade japonesa de Nagoya, a equipe mostrou sua força e não deu chances a Taiwan, vencendo por 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/15 e 25/14.

Continua depois da publicidade

O resultado positivo fez com que as européias assumissem provisoriamente a liderança do Grupo E do Campeonato Mundial, com 11 pontos. Elas só dependem das próprias forças para avançar e só podem ser ultrapassadas pela Sérvia e Montenegro, que entra em quadra ainda neste sábado para enfrentar o Japão.

Os únicos rivais que podem impedir sua classificação são Cuba e Japão. Ambos têm oito pontos no momento, mas podem chegar a 12, mesmo número das italianas. Ainda assim, precisariam de vitórias arrasadoras e ainda torcer para que a Itália perdesse o próximo jogo, justamente contra as japonesas, para que seu atual point average caísse drasticamente.

Já Taiwan foi eliminada com a derrota deste sábado. A equipe entrou na segunda fase com o status de líder do antigo grupo A e por ter vencido todos os cinco jogos. No entanto, provou com as três derrotas agora que os resultados vieram em boa parte pela fragilidade dos adversários. Com nove pontos, pode chegar no máximo a 11 se vencer no domingo a Sérvia.

Continua depois da publicidade