O grande campeão do Campeonato Catarinense de Futsal Série Ouro será definido nesta segunda-feira (22), entre Jaraguá e JEC. As equipes se enfrentam na Arena Jaraguá pelo segundo confronto da final, às 19h30min (de Brasília), com transmissão ao vivo do NSC Total. Na ida, o JEC venceu por 5 a 0, no Centreventos Cau Hansen.
Continua depois da publicidade
Com a vitória na ida, o tricolor tem vantagem do empate em casa. Diferente do futebol, não há saldo de gols como critério de desempate, dessa forma, um triunfo simples por um 1 a 0 dos jaraguaenses já leva o jogo para a prorrogação. Quem vencer o tempo complementar, conquista o título, em caso de empate, disputa por pênaltis.
Sem surpresas, as duas maiores equipes do futsal catarinense voltam a se enfrentar em uma decisão estadual. O Jaraguá é o atual detentor da taça e o maior campeão estadual, com 12 conquistas. Já o JEC, tem oito títulos conquistados, sendo o último em 2023.
Porém, apesar da hegemonia dos dois clubes, os caminhos até a final foram difíceis. O Jaraguá venceu o Criciúma nas duas partidas da semifinal. No jogo de ida, triunfo por 3 a 1 fora de casa, e, na volta, vitória por 4 a 3, na Arena Jaraguá.
Por outro lado, o JEC derrotou a Chapecoense na semi. Após sofrer revés no jogo de ida por 3 a 2, o Tricolor venceu na volta, no tempo normal, por 3 a 1 e repetiu o placar na prorrogação, assegurando a classificação diante da torcida.
Continua depois da publicidade
Na partida de ida da decisão, os gols da vitória tricolor foram anotados por Eder Lima, Lucas, Xuxa, Farias e Robinho. No meio do segundo tempo ainda houve tempo para confusão entre as equipes, com Eder Lima, do JEC, e Jonas, do Jaraguá, sendo expulsos.
Após uma temporada de altos e baixos, Robinho, do time joinvilense, avaliou a vitória no primeiro duelo.
— Quem esteve no ginásio viu uma equipe competitiva do início ao fim, mudamos algumas coisas no time e vimos a diferença. Temos agora uma semana difícil, com uma viagem longa para a Copa dos Campeões, de olho na Supercopa. Se a gente manter essa intensidade ninguém ganha da gente — disse o jogador.
O JEC, logo após o confronto, precisou viajar para Foz do Iguaçu, no Paraná, para disputar a Copa dos Campeões Regionais, competição que dá vaga à Supercopa, torneio que classifica para a Copa Libertadores. O tricolor conquistou o direito de disputar o torneio após vencer o Jaraguá na final da Copa Sul.
Continua depois da publicidade
Pelo lado da Locomotiva Amarela, o calendário também tem sido movimentado. O clube vem do hexacampeonato da Liga Nacional de Futsal, após bater o Corinthians na final. Apenas 48 horas depois da decisão, a equipe enfrentou o JEC pelo estadual.
Final com transmissão do NSC Total
Assim como a ida, o duelo de volta da final do Catarinense de Futsal Série Ouro será transmitido ao vivo e com imagens pelo NSC Total, no YouTube. A jornada esportiva contará com narração de Leandro Lessa, comentários de Chico Lins e reportagem de Bruno Atanazio.
Os ingressos também estão à venda, no site oficial do Jaraguá Futsal. Os preços variam entre R$ 55 e R$ 99.
Maior clássico do mundo
Jaraguá x Joinville é o maior clássico de Santa Catarina, pelo número de títulos estaduais e a rivalidade, que se assemelha a de grandes equipes de futebol. Contudo, há dúvida se a dimensão do confronto também tem esse reconhecimento pelo Brasil.
Continua depois da publicidade
— Não tenho a menor dúvida que Jaraguá e Joinville é, sim, o maior clássico do Brasil e um dos maiores do mundo. Lá fora, na Europa, dificilmente tu acha duas torcidas tão apaixonadas e engajadas nas suas equipes, e tem tudo que acontece em bastidores também — afirmou Leco, capitão do Jaraguá, em entrevista ao ge.
Leco é um dos cinco grandes ídolos do Jaraguá. Começou na base aurinegra e já são 11 temporadas defendendo a equipe, em duas passagens. O fixo também ficou 10 anos no Joinville. Foram os únicos clubes da carreira dele.
Já pelo outro lado, Neto fez o movimento inverso a Leco. Ele defendeu o Jaraguá entre 2022 e 2023 e chegou no Joinville nesta temporada.
“Sempre bom jogar um clássico, gosto muito da atmosfera e energia que o jogo dá para nós. Tenho certeza que não vou receber tanto carinho lá, mas vou fazer de tudo para que o Joinville saia vencedor”, relatou Neto ao ge.
Continua depois da publicidade
