O ano do torcedor do Joinville pode ser considerado o pior da história. Se já não bastasse o rebaixamento para a Série D, o Tricolor ainda acumulou um outro vexame na Copa Santa Catarina. Na tarde desta quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o JEC empatou com a equipe sub-20 do Figueirense por 3 a 3. Com o resultado, acabou eliminado do torneio estadual com uma rodada de antecedência.

Continua depois da publicidade

Como estava quatro pontos atrás do rival, o empate manteve diferença e, desta maneira, o número não poderá ser alcançado pelo Joinville restando apenas uma rodada para o fim da primeira fase.

A última partida do ano do JEC será em clima melancólico, assim como foram as duas últimas rodadas da Série C (quando o Tricolor jogou rebaixado). Na próxima segunda-feira, às 20h30, o Joinville (já eliminado) recebe o Metropolitano, na Arena. Depois disso, voltará a entrar em campo apenas no Campeonato Catarinense de 2019, a partir de 20 de janeiro.

ANÁLISE – O FUNDO DO POÇO AINDA NÃO CHEGOU PARA O JEC

O primeiro tempo teve domínio do Figueirense nos 18 minutos iniciais. Explorando o lado direito da defesa do JEC, o Alvinegro criou três oportunidades, a maioria delas com o atacante Poffo. Numa delas, Poffo trouxe a bola da esquerda para a direita e bateu bem, no canto direito de Vilar, que nada pôde fazer.

Continua depois da publicidade

O gol acordou o Joinville, que nada havia feito até então. Aos 19 minutos, após cobrança de lateral, Renan roubou a bola de Elias e passou a Marlyson. O centroavante tricolor serviu Breno, que tocou na saída do goleiro Vinicius para empatar.

Com o placar empatado, a partida caiu de ritmo. Só voltou a melhorar a partir da virada do JEC, que marcou o segundo aos 37 minutos. A partir de uma bola longa, Allan Dias ganhou da defesa alvinegra e passou de calcanhar a Kadu. O volante caminhou com a bola e bateu cruzado, no canto esquerdo de Vinicius: 2 a 1.

A vitória parecia consolidada na primeira etapa, quando o zagueiro Karuzzo se atrapalhou na saída de bola, perdeu para Carlinhos e acabou cometendo pênalti. Na cobrança, Matheus bateu no canto esquerdo de Vilar e empatou o duelo.

No segundo tempo, o Figueirense voltou melhor. Quando o Joinville começava a reagir e ameaçar os donos da casa, sofreu um contra-ataque, que determinou a virada alvinegra. Aos 20 minutos, Nicholas lançou, Matheus foi até a linha de fundo e cruzou. Poffo entrou nas costas da defesa tricolor e empurrou para a rede.

Continua depois da publicidade

Após o gol, o técnico Pedrinho Maradona lançou Adriano e Baianinho no ataque nas vagas de Nathan e Renan. Até houve uma chance, aos 25, num cruzamento de Gustavo, com assistência de Adriano para Marlyson. No entanto, o goleiro Vinicius fez grande defesa.

O gol de empate saiu apenas aos 45, num lance despretensioso. Após o lançamento em cobrança de lateral, o zagueiro Jean cabeceou contra o próprio gol e colocou o Tricolor no jogo.

O fim do jogo ainda esquentou com a confusão após a falta de Jean sobre o Baianinho. Os alvinegros cercaram o atacante tricolor, que respondeu partindo para cima dos rivais. O saldo foi a expulsão de Baianinho, do JEC, e Rique, do Figueirense. No entanto, não havia mais tempo para reação e o empate se manteve no placar.

9ª rodada

15h – Figueirense 3 x 3 Joinville

20h10 – Hercílio Luz x Metropolitano

20h30 – Fluminense x Blumenau

20h30 – Inter de Lages x Marcílio Dias

20h30 – Barroso x Tubarão

20h30 – Brusque x Operário

Chave A

1º – Hercílio Luz 21 pontos

2º – Figueirense 17 pontos

3º – Joinville 13 pontos

4º – Metropolitano 8 pontos

5º – Fluminense 6 pontos

6º – Blumenau 2 pontos

Chave B

1º – Brusque 19 pontos

2º – Tubarão 16 pontos

3º – Marcílio Dias 14 pontos

4º – Barroso 14 pontos

5º – Inter de Lages 4 pontos

6º – Operário 0 ponto