O Brasil conseguiu voltar a fase qualificatória da Copa Davis após derrotar a Grécia, no final de semana, por 3 jogos a 1, no Estádio Olímpico de Atenas, casa dos adversários. O jovem João Fonseca (42º) foi crucial para garantir a classificação do país no mais importante torneio entre países do tênis masculino.
Continua depois da publicidade
Veja imagens do jovem destaque do Brasil
A Copa Davis começou, em janeiro deste ano, com 28 países na disputa pelo título. A equipe brasileira perdeu em fevereiro para a França, nas eliminatórias, e caiu para o Grupo 1, sem chances de chegar à decisão.
João Fonseca: Confira a agenda de competições do tenista
O Time Brasil precisava vencer os gregos para retornar a fase qualificatória na próxima temporada. João Fonseca venceu duas das três vitórias do país, inclusive a decisiva para garantir a classificação.
Brasil x Grécia pela Copa Davis
A única derrota do Brasil foi no duelo entre Thiago Wild e o grego Stefanos Tsitsipas, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1). O jogo aconteceu no último sábado (13), primeiro dia de competição, e também contou com a vitoriosa estreia de Fonseca.
Continua depois da publicidade
Com tudo empatado na competição contra a Grécia, Rafael Matos e Marcelo Melo abriram o domingo (14) com outra vitória. O jogo foi contra Petros Tsitsipas e Aristotelis Thanos, que perderam por 2 sets a 0 (6/2 e 6/2).
Caso João Fonseca perdesse o próximo confronto, haveria mais um duelo de desempate. Porém, apesar de jogar na casa do adversário, o brasileiro de 19 anos garantiu a vitória ao país.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
No último jogo da disputa, o jovem venceu Stefanos Tsitsipas, ex-top 3 do mundo e atual 27º do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5. O número 42 do mundo virou a partida no terceiro set, quando o grego tinha a chance de sacar para vencer o jogo.
— No Brasil dizemos que não desistimos. Você nunca pode deixar de acreditar e eu quero agradecer a minha equipe por acreditar em mim até o fim. A gente estava se olhando, se apoiando, sabíamos que seria difícil por estarmos na Grécia. Estou muito feliz de vencer essa partida. Nós vamos comemorar muito hoje à noite, eu não tenho nem mais voz. Isso é Brasil — comemorou o jovem após o jogo.
Continua depois da publicidade
Além de Fonseca, outros quatro brasileiros representarão o país pelo Time Brasil. Sendo eles, Rafael Matos (48°), Marcelo Melo (52°), Thiago Wild (143°) e Matheus Pucinelli (281°).
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão










