Apesar de ter desistido do ATP 250 de Brisbane, nesta semana, João Fonseca está entre os 32 cabeças de chave do Australian Open. O brasileiro será, pela primeira vez na carreira, cabeça de chave de um Grand Slam, um dos torneios mais importantes do tênis.

Continua depois da publicidade

As derrotas dos adversários diretos de Fonseca no ranking garantiram o feito para o jovem. Agora, o tenista não enfrentará o top-30 do ranking mundial nas duas primeiras rodadas da competição.

Veja imagens de João Fonseca

Por outro lado, por não ter defendido os 125 pontos do último torneio, João Fonseca caiu da 24ª posição para a 29ª. Na próxima atualização do ranking, o americano Brandon Nakashima pode ultrapassar o brasileiro caso seja finalista de Brisbane. Além disso, se o argentino Sebastian Baez levar a Argentina ao título da United Cup, também passará o jovem.

Já o americano Frances Tiafoe, o grego Stefanos Tsitsipas, o monegasco Valentin Vacherot, o tcheco Tomas Machac e o francês Ugo Humbert sofreram derrotas precoces e não conseguem ultrapassar Fonseca. O francês Corentin Moutet também desistiu do ATP de Brisbane.

Assim, o número 1 do Brasil cairá apenas ao 31º lugar do ranking e pode chegar até 34ª posição para se manter entre os 32 cabeças de chave do Australian Open. Isso porque o dinamarquês Holger Rune e o britânico Jack Draper, que estão à frente de Fonseca no ranking, estão lesionados e não disputam o Grand Slam de Melbourne.

Continua depois da publicidade

Calendário dos jogos do jovem brasileiro em 2026

*Algumas datas ainda estão sujeitas a pequenas alterações.

  • ATP 250 de Adelaide – de 6 a 11 de janeiro;
  • Australian Open – de 12 de janeiro a 1 de fevereiro;
  • Copa Davis – de 6 a 8 de fevereiro;
  • ATP 250 de Buenos Aires – de 10 a 16 de fevereiro;
  • Rio Open (ATP 500) – de 16 a 22 de fevereiro;
  • Masters 1000 de Indian Wells – de 5 a 16 de março;
  • Masters 1000 de Miami – de 15 a 29 de março.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão