João Fonseca oficializou, nesta segunda-feira (3), o melhor ranking de sua carreira. Na 24ª posição do ranking mundial, o brasileiro conquistou uma marca superior a de grandes nomes do tênis mundial, em seus primeiros anos de estreia no profissional.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do tenista brasileiro

Aos 19 anos, o jovem encerrou a temporada de 2025 um pouco mais cedo, por conta de uma lesão. Mesmo assim, superou os tenistas Roger Federer, Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, que participaram de todo o calendário.

João Fonseca supera grandes nomes do tênis mundial

Segundo o ge, Novak Djokovic foi o único dos gigantes do tênis que terminou o primeiro ano completo no circuito em uma posição acima do brasileiro. Com a mesma idade de João, o sérvio encerrou a temporada de estreia em 16º do mundo.

Apesar de Novak, o carioca superou os outros dois tenistas que compõem o Big-3 do esporte. Roger Federer encerrou seu primeiro ano como profissional em 29º lugar do ranking, e Rafael Nadal na 51ª posição.

Jovem brasileiro soma bolada milionária ao longo de sua carreira

Continua depois da publicidade

Da nova geração, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner também fecharam o ano de estreia com posições no ranking abaixo em comparação à João Fonseca. O espanhol encerrou em 32º lugar e o italiano em 37º.

As últimas paradas do ano, antes do ATP Finals, evento que reúne os oito melhores tenistas, serão os ATPs 250 de Atenas, na Grécia, e de Metz, na França, ambos nesta semana.

Ranking finalizado na 1ª temporada completa no circuito ATP

2000 – Federer: 29º (19 anos)
2004 – Nadal: 51º (18 anos)
2006 – Djokovic: 16º (19 anos)
2020 – Sinner: 37º (19 anos)
2021 – Alcaraz: 32º (18 anos)
2025 – João Fonseca: 24º (19 anos)

Posição de João Fonseca comparado à brasileiros

Na história de melhores rankings de homens brasileiros em simples, João Fonseca só ficará atrás de Gustavo Kuerten, que virou número 1 no fim de 2000, e de Thomaz Bellucci, o 21º da ATP, em julho de 2010. Com a 24ª posição, Fonseca igualou a marca de Thomaz Koch, em 1974, e superou o 25º lugar de Fernando Meligeni, em 1999.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

O atual número 1 do Brasil havia projetado encerrar o ano entre os 40 melhores do mundo. Assim, o jovem superou suas metas iniciais. João não disputará mais torneios em 2025, mas ainda estará em ação em uma partida de exibição contra o atual líder do ranking mundial, o espanhol Carlos Alcaraz, no dia 8 de dezembro, em Miami (EUA).

Leia também

Gabi Guimarães faz viagem romântica para Milão com namorada

Brasil conquista feito histórico na Copa do Mundo Feminina Sub-17

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão