O jovem Tiago Augusto Gonçalves, conhecido como Tiaguinho e nascido em Joinville, mostrou frieza e decisão nas cobranças de pênaltis em jogo das oitavas de final da Copa do Mundo sub-17, na tarde desta sexta-feira (14), em Doha, no Catar.

Continua depois da publicidade

O placar das cobranças marcava 2 a 0 para o Paraguai, quando o camisa 8 se encaminhou para a cobrança. Naquele momento, o Brasil já havia perdido a primeira batida. Por isso, a pressão sobre o atleta de Joinville era maior.

Veja fotos da partida

Mesmo assim, ele trocou olhares com o goleiro paraguaio Matias Fernandez e não se intimidou. Foi para bola e, com muita categoria, bateu no estilo cavadinha, convertendo a cobrança.

A batida trouxe confiança para o time, que conseguiu a virada na eliminatória por pênaltis. O placar final foi 5 a 4. Assim, o Brasil avança para as oitavas de final, em duelo decisivo agora contra a França na próxima terça-feira (18).

Confira a cobrança de pênalti

O momento da jogada viralizou nas redes sociais. “Tiaguinho foi gênio nas penalidades. Goleiro do Paraguai tava cheio de confiança, de sorrisinho, e a cavada que ele deu humilhou o cara. A partir dali o Brasil ganhou ânimo e virou”, disse um usuário no X (antigo Twitter).

Continua depois da publicidade

Quem é o joinvilense e meia do Grêmio

Nascido em 2008 e criado em Joinville, no Norte de Santa Catarina, Tiago Augusto Gonçalves deu os primeiros chutes em escolinhas da cidade, e chegou a fazer parte da equipe Grêmio Whirlpool, onde começou a se destacar mais.

Em 2017, com nove anos, o jovem foi convidado por uma escolinha de Balneário Camboriú para testes em equipes do Rio Grande do Sul. Com grande desempenho, quase chegou a vestir a camisa do rival.

— Joguei contra o Inter e já falaram para o meu pai para eu não jogar contra o Grêmio, pois me queriam. Mas acabei jogando, me destaquei, fiz dois gols e uma assistência, e o pessoal da coordenação já me quis também. Voltamos para Joinville e ficamos em dúvida, mas decidi ir para o Grêmio, pela estrutura — revelou em entrevista ao NSC Total em 2023.

Em janeiro de 2018, Tiago viajou 618,9 quilômetros para, oficialmente, se mudar junto do pai para Porto Alegre e integrar as categorias de base da equipe Tricolor gaúcha. O resto da família mudou-se em janeiro de 2023.

Continua depois da publicidade

— Meu sonho sempre foi jogar no Flamengo, meu time do coração. Não eram times que eu pensava em ir. Fiquei em dúvida, mas quando joguei os jogos, gostei mesmo do Grêmio — disse.

A inspiração para jogar no meio-campo vem do craque croata Luka Modric, bola de ouro em 2018. Mas o ídolo mesmo do garoto é o argentino Lionel Messi, que possui sete prêmios de melhor do mundo.

— Quando se é mais novo, todo mundo quer ser atacante. Desde que vim pro campo, sempre fui meia e jogo de volante também — disse.

O jovem chegou a vestir a camisa 10 da Seleção. Mas a pressão de jogar com a histórica camiseta não teve efeito. Durante os amistosos contra as seleções do Uruguai e Equador, ele marcou um gol e deu três assistências.

Continua depois da publicidade

— Sensação única, vestir a camisa de Pelé, Neymar, Zico, com o meu nome atrás, muito honrado e espero vestir mais vezes — afirma.