Junior Barranquilla (COL) e Atlético-PR fazem nesta quarta-feira, a partir das 22h45min, a primeira partida da final da Copa Sul-Americana no Estádio Metropolitano, na Colômbia. Além da taça, as duas equipes buscam o primeiro título internacional.
Continua depois da publicidade
Com bom retrospecto como visitante na competição — quatro vitórias e apenas uma derrota —, o Furacão terá o time completo. O técnico Tiago Nunes deve fazer apenas uma mudança em relação ao jogo contra o Fluminense: o atacante Rony na vaga de Marcelo Cirino.
Do outro lado, a equipe colombiana tem 100% de aproveitamento como mandante no torneio, mas terá dois desfalques: o atacante e capitão Teo Gutiérrez e o lateral Fuentes, suspensos pelo cartão vermelho na semifinal.
Escalações
Junior Barranquilla
Sebastián Viera; Marlon Piedrahita, Jefferson Gómez, Rafael Pérez e Germán Gutiérrez; Luis Narváez, James Sánchez e Víctor Cantillo; Jarlan Barrera; Luis Díaz e Yony González.
Técnico: Julio Comesaña
Continua depois da publicidade
Atlético-PR
Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Lucho, Bruno Guimarães e Raphael Veiga; Rony, Nikão e Pablo.
Técnico: Tiago Nunes
Árbitro: Diego Haro (Peru)
Como assistir ao vivo
A partida terá transmissão ao vivo do SporTV e da FoxSports, com pré-jogo a partir das 22h.
Olho neles
Do lado rubro-negro, destaque para o atacante Pablo, artilheiro do Atlético-PR na competição. Ele vive o melhor momento da carreira e é esperança de gols da equipe paranaense.
Do outro lado, com a ausência de Teo Gutiérrez, o destaque dos Tiburones é o meia Barrera, que carrega habilidade no sangue: ele é primo da lenda colombiana Valderrama. O camisa 10 une criatividade na articulação e boa finalização.
Continua depois da publicidade
Critérios de desempate
O gol fora de casa não é mais critério de desempate nesta fase. Assim, em caso de empate no placar agregado, o duelo terá uma prorrogação de 30 minutos em Curitiba. Caso se mantenha a igualdade, a decisão será nos pênaltis. A volta está marcada para a próxima quarta-feira, dia 12 de dezembro, na Arena da Baixada.
Os caminhos até a final
Para chegar à decisão, o Atlético-PR passou por cinco fases. Eliminou Newell’s Old Boys (ARG), Peñarol (URU), Caracas (VEN), Bahia e Fluminense. O Furacão venceu quatro partidas em casa, com derrota apenas para o Bahia, por 1 a 0. Longe da Arena da Baixada, teve o mesmo aproveitamento: quatro triunfos e apenas um revés, na primeira fase, para o Newell’s Old Boys, por 2 a 1. Foram 19 gols marcados, o melhor ataque da competição, e apenas cinco sofridos.
Já a equipe colombiana entrou na segunda fase da Sul-Americana após ficar na terceira colocação do grupo 8 da Libertadores deste ano. Os Tiburones deixaram pelo caminho Lanús (ARG), Colón (ARG), Defensa y Justicia (ARG) e Santa Fe (COL). A campanha dentro de casa é impecável: 100% de aproveitamento. Longe de Barranquilla, a equipe tem um retrospecto modesto: apenas uma vitória, na semifinal, diante do Santa Fe, por 1 a 0. Foram 9 gols prós e 5 contra.