A seleção da Espanha desconvocou o jogador do Barcelona Yamine Yamal do período de preparação para as partidas contra Geórgia e Turquia, pela Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Continua depois da publicidade

O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) e escancarou uma crise na relação entre a Real Federação Espanhola de Futebol e o Barcelona, cujo pivô é Lamine Yamal, a joia de La Masia de 18 anos.

De acordo com a nota enviada pela RFEF, o corte se deu por conta de um procedimento invasivo feito por Yamal para tratar a pubalgia crônica que afeta o jovem jogador. Entretanto, a surpresa se deu porque ninguém foi avisado previamente sobre essa operação.

No domingo, Yamal jogou pelo Barcelona contra o Celta de Vigo pelo Campeonato Espanhol, o que indicava uma condição de saúde compatível para atuar em jogos profissionais. No entanto, na segunda-feira (10), às 13h47 (horário local da Espanha) a comissão técnica da seleção soube do procedimento e solicitou informações ao Barça.

Apenas às 22h40, o clube enviou um relatório informando detalhes sobre o procedimento e a recomendação médica para repouso de sete a dez dias para o jogador Lamine Yamal. O comunicado oficial da seleção espanhola mostra surpresa e desconforto com a falta de transparência no caso.

Continua depois da publicidade

Imprensa espanhola afirma que crise vem de outras convocações

Segundo o Marca, o problema envolvendo Barcelona e a Real Federação Espanhola de Futebol se dá desde a última data Fifa, quando Yamal sofrera problemas na virilha. O técnico do Barça, Hansi Flick, acusou a seleção espanhola de devolver Yamal lesionado e, por isso, perderia o atleta por algumas partidas.

A discussão entre e Flick e Luis de La Fuente, técnico da Fúria, se tornou pública, com troca de farpas em entrevistas coletivas. Na sexta-feira, o treinador deve falar novamente e, mesmo ausente, Lamine Yamal deve ser o assunto da conferência de imprensa, já em território georgiano.

Veja a nota completa da seleção espanhola sobre o corte de Lamine Yamal

Os Serviços Médicos da RFEF desejam expressar sua surpresa e desconforto após tomarem conhecimento, às 13h47 da segunda-feira, 10 de novembro, dia do início da preparação oficial com a seleção nacional, de que o jogador Lamine Yamal havia sido submetido a um procedimento invasivo de radiofrequência para o tratamento de um desconforto na região pubiana naquela mesma manhã.

Este procedimento foi realizado sem comunicação prévia à equipe médica da Seleção Nacional, tendo-se tomado conhecimento dos detalhes apenas por meio de um relatório recebido às 22h40 da noite passada, que indicava a recomendação médica de repouso por 7 a 10 dias.

Continua depois da publicidade

Diante dessa situação, e priorizando sempre a saúde, a segurança e o bem-estar do jogador, a Real Federação Espanhola de Futebol decidiu liberar o atleta da convocação atual.

Estamos confiantes de que ele se recuperará bem e desejamos-lhe uma recuperação rápida e completa.