Intocado há 15 anos, o Nou Mestalla, apelidado de maior estádio fantasma do mundo, está em obras desde janeiro. A casa do Valencia, clube da Espanha, vai ser finalmente concluída depois de um longo tempo de espera, e já está na fase mais complexa da construção.

Continua depois da publicidade

Confira fotos de como estão as obras do estádio fantasma do Valencia

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Os últimos meses foram dedicados às obras da estrutura do teto do estádio. Uma das características da construção será a cobertura, que vai proteger todos os 70.044 assentos do sol e da chuva, além de aprimorar o efeito acústico das arquibancadas até o campo.

A cobertura pesará 4,8 mil toneladas e será sustentada por 50 pilares de aço S355, que tiveram a construção iniciada pela empresa espanhola FCC Construcción na última semana. A companhia já fez parte do montagem de estruturas metálicas do Santiago Bernabéu e Metropolitano.

Por que cobertura é tão complexa

A cobertura do estádio é o elemento tecnologicamente mais complexo de toda a construção. De acordo com o projeto do Nou Mestalla, foram necessárias as ferramentas mais avançadas de modelagem estrutural e engenharia matemática para pensar na estrutura.

Continua depois da publicidade

Na cobertura, 50 colunas de aço sustentam um sistema composto por dois anéis estruturais principais. O anel externo consiste em vigas de aço espessas submetidas a intensas forças de compressão. O anel interno é composto por um sistema de cabos de dupla camada que opera sob alta tensão.

Esses dois anéis são conectados por cinquenta pares de cabos radiais, unidos por escoras de aço, que também operam sob tensão. Uma vez que o anel interno é içado e posicionado, os cabos radiais são tensionados e as forças entre os dois anéis são equilibradas, formando uma estrutura estável.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias