publicidade

Mais Médicos

Mais 40 médicos cubanos vão atuar em SC a partir da próxima semana

Grupo irá substituir profissionais que cumpriram contrato de três anos de trabalho; 

23/06/2017 - 13h08 - Atualizada em: 04/07/2017 - 06h23

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Santa Catarina receberá, na próxima quarta-feira, 28, outros 40 médicos cubanos pelo programa Mais Médicos. Os profissionais irão substituir, em 35 municípios catarinenses, outros especialistas que já cumpriram o contrato de três anos em missão. Atualmente, 259 profissionais estrangeiros integram o programa federal em 138 cidades do Estado. Além da reposição de profissionais estrangeiros, o Ministério da Saúde está com inscrições abertas para receber outros 50 profissionais brasileiros até fim do próximo mês.

Segundo a pasta, a expectativa é que até o fim de julho todos os médicos estejam trabalhando nas unidades básicas de saúde - em sua maioria em cidades do interior do Estado. A chegada dos profissionais sela o entendimento entre governo brasileiro e cubano, após um impasse que durou cerca de um mês.

Com a nova gestão federal, intenção do ministério da saúde é reduzir a participação de cubanos no Mais Médicos. Segundo governo federal, a atuação de estrangeiros ficaria restrita apenas em áreas consideradas pouco atrativas para brasileiros, como distritos de saúde indígena.

Das 579 vagas ofertadas pelo Mais Médicos, 320 são ocupadas por profissionais brasileiros, formados dentro ou fora do país. O restante faz parte do programa de reposição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Veja a lista dos municípios contemplados:

Abelardo Luz

Balneário Rincão

Belmonte

Benedito Novo

Biguaçu

Caibi

Concórdia

Gaspar

Guabiruba

Içara

Imbuia

Iporá do oeste

Ipuaçu

Ituporanga

Jaguaruna

Jupiá

Lauro Muller

Maravilha

Meleiro

Modelo

Nova Trento

Novo horizonte

Piratuba

Porto União

Praia grande

Rio do campo

Santa rosa do sul

São domingos

São João batista

Siderópolis

Timbó

Vargem bonita

Videira

Witmarsum

Leia mais

Senado aprova MP que prorroga Mais Médicos por três anos

Três anos depois, Mais Médicos passa bem no interior do Estado

Deixe seu comentário:

publicidade