Santa Catarina receberá, na próxima quarta-feira, 28, outros 40 médicos cubanos pelo programa Mais Médicos. Os profissionais irão substituir, em 35 municípios catarinenses, outros especialistas que já cumpriram o contrato de três anos em missão. Atualmente, 259 profissionais estrangeiros integram o programa federal em 138 cidades do Estado. Além da reposição de profissionais estrangeiros, o Ministério da Saúde está com inscrições abertas para receber outros 50 profissionais brasileiros até fim do próximo mês.
Continua depois da publicidade
Segundo a pasta, a expectativa é que até o fim de julho todos os médicos estejam trabalhando nas unidades básicas de saúde – em sua maioria em cidades do interior do Estado. A chegada dos profissionais sela o entendimento entre governo brasileiro e cubano, após um impasse que durou cerca de um mês.
Com a nova gestão federal, intenção do ministério da saúde é reduzir a participação de cubanos no Mais Médicos. Segundo governo federal, a atuação de estrangeiros ficaria restrita apenas em áreas consideradas pouco atrativas para brasileiros, como distritos de saúde indígena.
Das 579 vagas ofertadas pelo Mais Médicos, 320 são ocupadas por profissionais brasileiros, formados dentro ou fora do país. O restante faz parte do programa de reposição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Continua depois da publicidade
Veja a lista dos municípios contemplados:
Abelardo Luz
Balneário Rincão
Belmonte
Benedito Novo
Biguaçu
Caibi
Concórdia
Gaspar
Guabiruba
Içara
Imbuia
Iporá do oeste
Ipuaçu
Ituporanga
Jaguaruna
Jupiá
Lauro Muller
Maravilha
Meleiro
Modelo
Nova Trento
Novo horizonte
Piratuba
Porto União
Praia grande
Rio do campo
Santa rosa do sul
São domingos
São João batista
Siderópolis
Timbó
Vargem bonita
Videira
Witmarsum
Leia mais
Senado aprova MP que prorroga Mais Médicos por três anos
Três anos depois, Mais Médicos passa bem no interior do Estado