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    McLaren homenageia Ayrton Senna em esportivo top de linha

    Supercarro de 800cv e com só 500 unidades produzidas foi batizado com nome do eterno piloto brasileiro

    11/12/2017 - 10h30

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    Por Redação NSC
    McLaren Senna: esportivo britânico tem 800 cv e pesa 1.198kg, relação de apenas 1,5kg/cv
    McLaren Senna: esportivo britânico tem 800 cv e pesa 1.198kg, relação de apenas 1,5kg/cv
    (Foto: )

    A parceria entre McLaren e Ayrton Senna já está consagrada na história do automobilismo. Afina, foi com a equipe britânica que Senna conquistou seus três títulos mundiais na Fórmula 1. Buscando reafirmar esse legado, a montadora resolveu homenagear um de seus maiores ídolos em seu novo supercarro, batizado simplesmente de McLaren Senna.

    Serão apenas 500 unidades produzidas de um carro de competição legalizado para andar nas ruas. Mas isso não significa que foram feitas concessões em nome do conforto: o McLaren Senna prioriza a sua conexão com o motorista – ou piloto, como preferir. O “cockpit” tem espaço para dois ocupantes e sem bagagem; apenas um compartimento para o transporte de macacão e capacetes.

    O motor é um 4.0 V8 biturbo de 800 cavalos de potência e torque de 81,6 kgfm. Ao contrário do P1, outro hipercarro da marca, o Senna não possui qualquer auxílio de motor elétrico. É a boa e velha combustão que gera toda essa força. A transmissão é automatizada de dupla embreagem.

    Outro detalhe que chama a atenção é o baixo peso do modelo, fator decisivo para a performance. São apenas 1.198 kg, obtidos graças ao extensivo uso de fibra de carbono, inclusive no chassi, batizado de Monocage III, derivado do que é usado no modelo 720S.

    Design funcional

    Com um desenho pra lá de chamativo, o design do Senna não é à toa. Todas as linhas têm um propósito, uma função. Nada está ali para embelezá-lo, apenas extrair a maior performance, com o menor arrasto e a maior carga aerodinâmica possíveis. A aerodinâmica é do tipo ativa, ou seja, elementos como o aerofólio traseiro são móveis e controlados eletronicamente.

    A suspensão, batizada de RaceActive Chassis Control II (RCC II), é do tipo double wishbone e, assim como os componentes aerodinâmicos, também é controlada por computador. O sistema de freios utiliza discos de carbono-cerâmica. Os pneus foram desenvolvidos pela Pirelli e são montados em rodas de alumínio com cubo rápido, únicas disponíveis para o modelo.

    Na Inglaterra, o McLaren Senna está tabelado em 750 mil libras (cerca de R$ 3,3 milhões em conversão direta). Todas as 500 unidades já estão reservadas.

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