A parceria entre McLaren e Ayrton Senna já está consagrada na história do automobilismo. Afina, foi com a equipe britânica que Senna conquistou seus três títulos mundiais na Fórmula 1. Buscando reafirmar esse legado, a montadora resolveu homenagear um de seus maiores ídolos em seu novo supercarro, batizado simplesmente de McLaren Senna.

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Serão apenas 500 unidades produzidas de um carro de competição legalizado para andar nas ruas. Mas isso não significa que foram feitas concessões em nome do conforto: o McLaren Senna prioriza a sua conexão com o motorista – ou piloto, como preferir. O “cockpit” tem espaço para dois ocupantes e sem bagagem; apenas um compartimento para o transporte de macacão e capacetes.

O motor é um 4.0 V8 biturbo de 800 cavalos de potência e torque de 81,6 kgfm. Ao contrário do P1, outro hipercarro da marca, o Senna não possui qualquer auxílio de motor elétrico. É a boa e velha combustão que gera toda essa força. A transmissão é automatizada de dupla embreagem.

Outro detalhe que chama a atenção é o baixo peso do modelo, fator decisivo para a performance. São apenas 1.198 kg, obtidos graças ao extensivo uso de fibra de carbono, inclusive no chassi, batizado de Monocage III, derivado do que é usado no modelo 720S.

Design funcional

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Com um desenho pra lá de chamativo, o design do Senna não é à toa. Todas as linhas têm um propósito, uma função. Nada está ali para embelezá-lo, apenas extrair a maior performance, com o menor arrasto e a maior carga aerodinâmica possíveis. A aerodinâmica é do tipo ativa, ou seja, elementos como o aerofólio traseiro são móveis e controlados eletronicamente.

A suspensão, batizada de RaceActive Chassis Control II (RCC II), é do tipo double wishbone e, assim como os componentes aerodinâmicos, também é controlada por computador. O sistema de freios utiliza discos de carbono-cerâmica. Os pneus foram desenvolvidos pela Pirelli e são montados em rodas de alumínio com cubo rápido, únicas disponíveis para o modelo.

Na Inglaterra, o McLaren Senna está tabelado em 750 mil libras (cerca de R$ 3,3 milhões em conversão direta). Todas as 500 unidades já estão reservadas.

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