A China está construindo um megaestádio de mais de 100 milhões de dólares (R$ 550 milhões), na América Latina, e que entra na fase decisiva das obras. Trata-se do Estádio Nacional de El Salvador, localizado na região metropolitana de San Salvador, capital do país.

Continua depois da publicidade

Veja imagens do projeto e das obras de megaestádio construído pela China em El Salvador

Nos últimos dias, a obra entrou em uma das etapas mais decisivas. Com o fechamento completo do anel estrutural que sustentará as arquibancadas superiores, a prioridade de construção passará a ser do interior do recinto.

O projeto deixa para trás a fase estrutural e se prepara para integrar sistemas fundamentais, como tubulações, conexões elétricas e infraestrutura interna.

Com a infraestrutura criada, quando estiver pronto, o megaestádio espera receber não apenas partidas de futebol, mas também shows, competições regionais e eventos internacionais de grande porte, se tornando um novo polo de atrações no país e na América Central.

O complexo, que poderá comportar até 60 mil pessoas, é resultado direto dos acordos bilaterais estabelecidos entre El Salvador e a China, após a retomada de suas relações diplomáticas, em 2018.

Continua depois da publicidade

A conclusão das obras está prevista para 2027. O projeto também busca melhorar acessos, serviços e planejamento da região metropolitana da capital San Salvador, impactando diretamente no turismo e nos investimentos no local.

*Sob supervisão de Marcos Jordão