Após uma saída marcada por melancolia e homenagens, Lionel Messi deixou o Barcelona ao fim de 2021 e, em agosto do mesmo ano, foi anunciado pelo PSG — seu próximo adversário na Copa do Mundo de Clubes, agora defendendo a camisa do Inter Miami. O NSC Total relembra a passagem do craque argentino pela equipe francesa, marcada por conflitos e altos e baixos.
Continua depois da publicidade
Veja também: Confira os times da Copa do Mundo de Clubes
Maior reforço do time francês na temporada 2021/22, Messi chegou ao Parc des Princes aos 34 anos com a missão de conquistar um título inédito para o clube: a Champions League, que só viria quatro anos depois, mas sem o argentino.
Veja os confrontos das oitavas da Copa do Mundo de Clubes
Palmeiras empata com o Inter Miami e encara o Botafogo nas oitavas
Continua depois da publicidade
Sob o comando dos técnicos Mauricio Pochettino e Christophe Galtier, Messi foi peça-chave em um elenco que já contava com nomes de peso como Neymar, Mbappé e Sergio Ramos. O Campeonato Francês, quase uma obrigação para um time com o investimento do PSG, foi conquistado duas vezes durante sua estadia em Paris.
Além disso, Messi venceu também uma Supercopa da França. No entanto, o título mais desejado escapou: o PSG foi eliminado da Liga dos Campeões por Real Madrid e Bayern de Munique nas duas temporadas em que o argentino esteve no elenco. Os números de Messi, embora abaixo do que apresentou pelo Barcelona, ainda foram expressivos: em 75 partidas, marcou 32 gols e distribuiu 34 assistências.
Mesmo assim, o argentino foi duramente criticado pela imprensa francesa e por parte da torcida, sendo vaiado nas partidas. A conquista da Copa do Mundo de 2022, justamente em cima da França, também não ajudou a melhorar essa relação. Sem clima para renovação, Messi deixou o clube em 2023 e assinou com o Inter Miami, projeto que oferecia a chance de desenvolver o futebol nos Estados Unidos, em contraste com as propostas da Arábia Saudita, que ofereciam cifras milionárias, mas pouco desafio esportivo.
— Vir jogar pelo Inter Miami foi uma oportunidade. E a forma como as coisas se desenvolveram durante meus últimos anos em Paris, embora tenha sido uma decisão que tive que tomar na hora, porque tive que sair do Barcelona, passei por dois anos dos quais não gostei. Eu não estava feliz no dia a dia, com os treinos, as partidas. Tive dificuldade de me adaptar a tudo isso — disse Messi, em entrevista à Apple Music, em fevereiro deste ano.
Continua depois da publicidade
Agora, ele reencontra seu ex-clube pela primeira vez desde que deixou Paris, vestindo a camisa do Inter Miami, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. O jogo está marcado para este domingo (29), às 13h (de Brasília), no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.
Leia também
Veja os confrontos das oitavas da Copa do Mundo de Clubes
Palmeiras ou Botafogo? Glorioso leva vantagem em confrontos recentes