O Manchester United atravessa o melhor momento na temporada. Embora a sequência de três jogos de invencibilidade possa parecer pequena para os padrões históricos do clube, ela representa muito para o momento atual do time.

Continua depois da publicidade

As últimas três vitórias deixaram o United na quarta colocação na Premier League e trouxeram uma mudança de ares bem-vinda. E essa mudança tem nome e sobrenome. É, aliás, um velho conhecido dos Red Devils.

O treinador interino, Michael Carrick, foi uma escolha que parece ter feito o clube voltar às suas origens. O ex-volante defendeu o Manchester United de 2006 a 2018. Agora, aos 44 anos, ainda dá seus primeiros passos como treinador. Estava sem trabalhar desde maio, quando deixou o comando técnico do Middlesbrough, da segunda divisão inglesa.

Carrick conhece o Manchester não apenas pela passagem como jogador. Entre 2018 e 2021, trabalhou como auxiliar no clube. Agora retorna em nova função, escolhido para substituir o português Rúben Amorim, de forma interina até o final da temporada.

Continua depois da publicidade

A chegada do comandante foi discreta, mas logo os olhares se voltaram para a beira do campo. Na estreia, vitória por 2 a 0 sobre o rival Manchester City, vice-líder do campeonato.

Depois, veio o líder, o Arsenal, que até então só havia perdido dois dos 22 jogos na Premier League. A vitória de virada por 3 a 2, na casa dos Gunners, provou que o resultado inicial não foi apenas sorte de principiante.

As mudanças do Manchester de Carrick

Carrick promoveu mudanças na estratégia de jogo do United e devolveu confiança a alguns jogadores. Bruno Fernandes voltou a ser o maestro do time, recebendo, enfim, liberdade para atuar como homem criativo no meio-campo.

Carrick também voltou a adotar um esquema com linha defensiva formada por quatro jogadores e apostou em Mainoo, adorado pela torcida, para formar o meio-campo ao lado de Casemiro. A dupla deu certo, mas a parceria não vai durar muito.

Continua depois da publicidade

O brasileiro, que marcou um dos gols da vitória por 3 a 2 sobre o Fulham no domingo (1º), anunciou que esta será sua última temporada com a camisa do Manchester United. Ele deve deixar o clube ao final da Premier League, antes da disputa da Copa do Mundo.

Ainda é cedo para projetar os objetivos do United de Carrick na temporada, apesar de hoje estar entre os times com vaga na próxima Champions League, as frustrações de campanhas recentes, por enquanto, trazem ao United o desafio de uma meta mais modesta.

Se vencer os próximos dois jogos, o time atingirá uma marca aguardada especialmente por um torcedor. Frank Ilett viralizou ao prometer não cortar o cabelo até que o clube consiga vencer cinco jogos seguidos. A promessa começou ainda em outubro de 2024 e pode estar perto de um final.

No próximo sábado (7), o Manchester recebe o Tottenham e, depois, encara o West Ham, no que pode ser o quinto triunfo consecutivo sob comando de Michael Carrick.

Continua depois da publicidade