A Copa Libertadores 2026 já tem 38 dos 47 clubes que disputarão o campeonato definidos. O River Plate, por exemplo, tetracampeão do torneio, está de fora da próxima edição. Com equipes tradicionais ficando de fora, outras marcam presença pela primeira vez na principal competição da América do Sul.

Continua depois da publicidade

Os times estreantes na Libertadores 2026

Mirassol

O Mirassol garantiu a vaga depois de protagonizar uma campanha histórica na Série A do Brasileirão. Com a menor folha salarial do campeonato (R$ 4 milhões, segundo o ge), o clube paulista permaneceu invicto em casa e somou 67 pontos em 38 rodadas, alcançando a 4ª posição na tabela.

Platense

Já o Platense, clube com 120 anos de história, conquistou seu lugar na competição continental depois do título inédito do Campeonato Argentino. O time levantou a taça depois de vencer o Huracán, por 1 a 0, na final do Torneo Apertura.

Independiente Rivadavia

O Independiente Rivadavia, por sua vez, também foi campeão inédito, mas da Copa da Argentina. O clube venceu o Argentinos Juniors na decisão, nos pênaltis.

2 de Mayo

Já o 2 de Mayo, sediado na cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil, tem uma história curiosa de como conquistou a vaga para o torneio. A equipe paraguaia garantiu a vaga ao chegar à final da copa nacional. Mesmo com o vice-campeonato, depois de perder por 1 a 0 para o General Caballero, o 2 de Mayo garantiu a vaga na primeira fase da Libertadores. Isso aconteceu porque o adversário foi rebaixado para a segunda divisão nacional.

Continua depois da publicidade

Juventud

Enquanto isso, o Juventud, do Uruguai, garantiu seu espaço na Libertadores depois de uma terceira colocação no Torneo Apertura do país.

Retornos

Além desses, há também aqueles que voltam à disputa depois de muita espera. É o caso da Universidad Católica do Equador, que está fora da Libertadores desde 1980, e do chileno O’Higgins, sem disputar a competição desde 2014.

Outro possível estreante é o Deportes Limache, do Chile, que está na final da copa nacional contra o Huachipato. Ainda restam nove vagas em aberto em seis países: uma na Argentina, uma no Brasil, uma no Chile, três na Colômbia, dois no Equador e um na Bolívia.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Times brasileiros classificados para a Libertadores 2026

Fase de grupos

  • Flamengo – campeão da Copa Libertadores 2025
  • Palmeiras – via Campeonato Brasileiro
  • Cruzeiro – via Campeonato Brasileiro
  • Mirassol – via Campeonato Brasileiro
  • Fluminense – via Campeonato Brasileiro

Continua depois da publicidade

Pré-Libertadores

  • Bahia – via Campeonato Brasileiro
  • Botafogo – via Campeonato Brasileiro

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão