Morreu no sábado (7), em Natal (RN), o nadador Adriano Gomes de Lima, aos 52 anos. O ex-atleta lutava contra um sarcoma (câncer ósseo) diagnosticado em 2024. O sepultamento ocorre neste domingo (8), às 16h30min, no Cemitério do Bom Pastor, na capital potiguar. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Confira imagens dos uniformes do Brasil nas Olimpíadas de Inverno 2026
Adriano foi um dos pilares que colocou o Brasil no topo do ranking mundial. Ele está entre os maiores medalhistas paralímpicos da história do Brasil, com um ouro, cinco pratas e três bronzes, conquistadas em quatro edições dos Jogos (Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008). Ele também disputou as Paralimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016.
Além disso, Adriano participou de cinco edições de Jogos Parapan-americanos, conquistando 30 medalhas, e tem ainda 12 medalhas em Mundiais de natação
A história de Adriano com a natação começou de forma inesperada. Aos 17 anos, ele ficou paraplégico após cair de um telhado enquanto trabalhava em uma obra. O que começou como um processo de reabilitação em 1993 transformou-se em uma carreira no paradesporto nacional.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) emitiu uma nota de pesar, destacando que Adriano foi peça fundamental nos 30 anos de história da entidade.
Continua depois da publicidade





