nsc
santa

Mundo

Mulher da foto que virou símbolo do fim da Segunda Guerra Mundial morre aos 92 anos

Greta Friedman ficou conhecida por beijo em marinheiro na Times Square

11/09/2016 - 05h33

Compartilhe

AFP
Por AFP
Foto foi tirada em 14 de agosto de 1945
Foto foi tirada em 14 de agosto de 1945
(Foto: )

A mulher que aparece sendo beijada por um marinheiro em Nova York em foto que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial morreu aos 92 anos, informou no sábado o jornal New York Times. Greta Zimmer Friedman não resistiu a uma pneumonia.

Em 14 de agosto de 1945, a então estudante, com apenas 21 anos, recebeu um beijo apaixonado de um marinheiro em Times Square, Nova York, após o anúncio da rendição do Japão. O fotógrafo Alfred Eisenstaedt captou o momento e a imagem foi publicada em página inteira na revista Life. A fotografia rapidamente se transformou em um símbolo do fim do conflito. Um livro publicado em 2012 sobre a imagem icônica identificou o casal como Greta Zimmer Friedman e George Mendonsa.

Leia também:

Filmes para ver no fim de semana

Lady Gaga lança sua nova música,"Perfect illusion"

Na realidade, os dois não se conheciam antes do beijo. Na foto, inclusive, é possível observar aquela que seria a futura esposa de George Mendonsa, Rita Mendonsa, que sorri atrás do pretendente.

Em 2005, em uma entrevista para o projeto histórico dos veteranos americanos, Friedman explicou que só viu a fotografia nos anos 1960, quando observava um álbum de fotos de Eisenstaedt.

— Não tenho certeza de que foi realmente um beijo (...) era apenas alguém que estava comemorando o fim da guerra. Não foi um momento romântico. Foi apenas um gesto para celebrar o fim da guerra — disse.

Leia as últimas notícias do dia

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas