O Flamengo está em Doha, no Catar, para a disputa da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa. Durante muito tempo esse era o chamado Mundial de Clubes, e já fui disputado em diversos formatos, mas que perdeu impacto por conta de outro torneio criado pela mesma entidade.
Continua depois da publicidade
Ao longo de muitos anos, o Intercontinental era disputado entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões da Europa, em jogo único, no Japão. Depois, foram incluídos times de outras federações e mais fases. As sedes passaram a variar, mas a maioria das competições se mudaram para o Oriente Médio, anualmente.
Quem vencia era coroado como campeão mundial, chancelado pela Fifa. Mas em 2025 isso mudou. A entidade máxima do futebol estreou a sua Copa do Mundo de Clubes, torneio no mesmo formato adotado pelas seleções e 36 clubes participantes. A primeira edição foi realizada nos Estados Unidos, com a presença de quatro brasileiros: Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo.
Em 2025, a Copa do Mundo de Clubes foi vencida pelo Chelsea, numa final europeia contra o PSG, atual campeão da Champions League. A Fifa já confirmou o campeonato a cada quatro anos, mesmo sob protestos dos europeus por conta do calendário.
Flamengo classificado para Mundial e Intercontinental
Já o Intercontinental seguirá disputado anualmente entre os campeões de cada confederação. A diferença agora é que o campeão europeu joga apenas a final, enquanto os demais times atuam em partidas eliminatórias anteriores.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O Flamengo estreia contra o Cruz Azul, do México, campeão da Concacaf. Quem vencer encara na semifinal o Pyramids, do Egito, que eliminou ou Al-Ahli, da Arábia Saudita. Dessa semifinal sai o adversário do PSG, no dia 17 de dezembro.
Porém, por ter sido campeão da Libertadores 2025, o Flamengo também já está classificado para a próxima Copa do Mundo de Clubes, em 2029, ainda sem sede definida.
