Os principais campeonatos nacionais do futebol europeu estão perto do fim — faltam três ou quatro rodadas para a definição dos campeões, classificados às ligas continentais e rebaixados para a próxima temporada. Confira um balanço dos seis principais torneios.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Reserva do PSG, Lucas Moura é ligado a grande clube da Espanha
Zidane não poupa elogios para Marcelo: “Vive o melhor momento da carreira”
Ganês Sulley Muntari deixa gramado após ouvir insultos racistas
Continua depois da publicidade
Alemão
O Bayern de Munique garantiu no sábado o pentacampeonato alemão ao golear o Wolfsburg por 6 a 0 e contar com o empate do Leipzig com o Ingolstadt. A três rodadas do fim, o Bayern abriu 10 pontos de vantagem na primeira posição. Leipzig, Hoffenheim e Borussia Dortmund já garantiram vaga na Liga dos Campeões.
A briga que resta na parte de cima é pela Liga Europa. Hertha Berlim e Werder Breman estão na zona de classificação, mas Freiburg, Colônia e Borussia M’gladbach, Schalke 04 e Eintracht Frankfurt também estão vivos.
Na parte de baixo, o Darmstadt está virtualmente rebaixado. O Ingolstadt também corre sério risco. Hamburgo, Wolfsburg e Mainz, com 33 pontos, lutam para fugir da zona do playoff do rebaixamento.
Espanhol
O Barcelona lidera o Espanhol com 81 pontos, mas tem um jogo a mais do que o Real Madrid, que tem a mesma pontuação. Se os dois terminarem com o mesmo número de pontos, o Barça será campeão pela vantagem no confronto direto. A três rodadas do fim, o Atlético de Madrid está virtualmente garantido na Liga dos Campeões. O Sevilla também está com a vaga bem encaminhada, mas Villarreall e Athletic Bilbao, que estão na zona de classificação à Liga Europa, ainda têm chances. O Real Sociedad também briga para ir à segunda competição mais importante do Velho Continente.
Continua depois da publicidade
Granada e Osasuna já estão rebaixados. O Deportivo La Coruña está praticamente livre. A terceira vaga no Z-3 deve ficar com o Sporting Gijón, mas o Leganés ainda corre risco.
Francês
Monaco, PSG e Nice já garantiram suas vagas na Liga dos Campeões e brigam pelo título francês A vantagem é do Monaco, com 83 pontos, seguidos pelo PSG, com 80. A chance de troféu do Nice, com 77 pontos, é remota. Lyon, Bordeaux e Olympique de Marselha brigam pela única vaga francesa na Liga Europa.
Na parte de baixo, ninguém está matematicamente rebaixado. Bastia (31) e Nancy (32) são os dois últimos, mas a diferença é pequena em relação ao Caen (33), que está na zona do playoff contra o rebaixamento, além de Dijon (33) e Lorient (34).
Inglês
Na Inglaterra, ainda há quatro rodadas por jogar. A briga pelo título é restrita a Chelsea (81) e Tottenham (77), que vão para a Liga dos Campeões. As outras duas vagas estão em disputa entre Liverpool, Manchester City e Manchester United. Quem não ficar entre os quatro vai para a Liga Europa. Arsenal e Everton têm chance, mas muito remota, de vaga nas competições europeias.
Continua depois da publicidade
O único matematicamente rebaixado é o Sunderland. A situação do Middlesbrough é praticamente irreversível. Swansea e Hull City brigam para fugir da vaga restante.
Italiano
A Juventus tem uma vantagem muito confortável — nove pontos à frente da Roma, com 12 pontos a disputar. Por isso, é difícil imaginar que a Velha Senhora vá perder o título. Roma e Napoli estão com vagas encaminhadas para a Liga dos Campeões. Lazio e Atalanta devem ir para a Liga Europa, então Milan e Inter de Milão estão logo abaixo, com chances remotas.
O Pescara está rebaixado, e as chances de o Palermo escapar são quase nulas. O Crotone também está em situação complicada, mas briga para fugir e arrisca Genoa e Empoli.
Português
Benfica (75) e Porto (72) estão em uma briga direta pelo título. O Sporting (67), que completa a zona de classificação à Liga dos Campeões, tem uma chance remota. O Vitória de Guimarães já se garantiu na Liga Europa. A outra vaga está encaminhada para o Braga, mas Marítimo e Rio Ave ainda sonham.
Continua depois da publicidade
Nacional e Tondela estão na zona de rebaixamento, mas o Moreirense ainda corre risco.
*ZHESPORTES