Começou às 9h30min desta terça-feira a cerimônia de posse do sexto bispo e quinto arcebispo de Florianópolis, que ocorre no Ginásio de Esportes do Colégio Catarinense, na Capital. Diante de um público de cerca de 4 mil pessoas, Dom Wilson Tadeu Jönck receberá as bênçãos como novo arcebispo da Capital de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Aos 60 anos, nascido em Vidal Ramos, no Vale do Itajaí, dom Wilson vem da diocese de Tubarão e carrega consigo o lema “Amar é dar a vida”, frase que está representada no brasão episcopal.
Cerca de 180 padres de toda a diocese e 100 diáconos devem participar da cerimônia. Também são esperadas as presenças de dom Murilo Krieger, primaz da Igreja no Brasil, e Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico. Dom Murilo antecedeu o novo arcebispo à frente das atividades pastorais em Florianópolis. Baldisseri representa a Igreja Católica no Brasil.
Além de autoridades eclesiásticas também foram convidadas autoridades civis e militares. A cerimônia se divide em momentos diferenciados, com ritual litúrgico procissão, orações, músicas.
Continua depois da publicidade
– Teremos um coral formado por 300 vozes, que irá apresentar cânticos como Marcha da Igreja, Nossa Senhora do Desterro, Hino da Diocese, Aleluia (Handel). Além disso, musicamos também Amar é Dar a Vida, o lema do novo arcebispo – conta o padre Nei Brasil, responsável pela elaboração e escolha do repertório.
A cerimônia foi transmitida pela TVCOM.
