A 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, a mais famosa e tradicional do Brasil e da América do Sul, será realizada nesta quarta-feira (31). Há quase 30 anos, o ex-futebolista brasileiro Craque Neto participou da prova e superou as expectativas dos torcedores, que duvidavam da capacidade física dele naquela época.
Continua depois da publicidade
Como foi a corrida de Craque Neto na São Silvestre de 1996
O ex-meia José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto, percorreu os 15 quilômetros da corrida em 1996, na 72ª edição. Na época, aos 30 anos, Neto era acusado de estar fora de forma e considerado incapaz de jogar 45 minutos direto, quem dirá finalizar a prova.
Atletas de Florianópolis levam figura folclórica para a 100ª da corrida: “Para marcar a história”
Com isso, o atleta buscou provar sua capacidade e passou a treinar para a São Silvestre, dois meses antes da data. O preparo contou com auxílio e preparo físico do atual técnico do Criciúma, Eduardo Baptista.
— No início da década de 90 eu corri algumas São Silvestres e nessa em especial (1996) treinei junto com o Neto. Ele estava se preparando para iniciar o próximo ano, era seu retorno no Corinthians. Foi bem marcante — disse Eduardo Baptista.
Continua depois da publicidade
O ídolo do Timão acordava 6h da manhã para treinar e contou com apoio do professor Fábio Trevisan e do treinador e corredor Wanderlei Oliveira. Além disso, teve acompanhamento do ex-fisiologista Renato Lotufo.
No quadro histórias do craque, no canal do YouTube do Craque Neto, o ex-jogador contou como foi correr na São Silvestre. Segundo ele, a emoção do público fez diminuir o cansaço da prova e ele pode mostrar que estava em forma.
— Foi uma das experiências mais difíceis que eu tive como atleta, mas foi uma emoção muito legal — contou.
Entre os 10 mil corredores, Neto cruzou a linha de chegada na 5.893ª posição no geral. Na época, Trevisan afirmou ser um ótimo resultado para um estreante de corrida. O ex-jogador completou os 15 quilômetros em 1 hora e 29 minutos, com um pace (ritmo médio) de 5min e 56s por quilômetro.
Continua depois da publicidade
Preparação para a prova de corrida: dicas do que comer antes de um treino
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão











