Com campeão e rebaixados já definidos, a principal disputa da última rodada da Premier League 2024/25 foi pelas últimas vagas na Champions League. Cinco times entraram em campo lutando por três lugares: Manchester City, Chelsea e Newcastle alcançaram o objetivo, enquanto Aston Villa e Nottingham Forest ficaram de fora.
Continua depois da publicidade
O Manchester City venceu o Fulham, por 2 a 0, e garantiu com tranquilidade a sua participação na próxima edição da competição europeia.
Leia mais posts como esse sobre o futebol inglês
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Continua depois da publicidade
A quarta colocação ficou com o Chelsea, que superou o Nottingham Forest no confronto direto, por 1 a 0. Já a quinta e última vaga foi do Newcastle, que nem precisou vencer na rodada. Mesmo perdendo para o Everton, o time do norte da Inglaterra garantiu a classificação, porque o Aston Villa, que precisava vencer, foi derrotado pelo Manchester United, por 2 a 0.
O líder Liverpool e o vice-líder Arsenal já haviam garantido suas vagas antecipadamente. O Liverpool foi o primeiro a garantir a vaga a próxima Champions League, ao conquistar de forma antecipada o título da Premier League. O vigésimo caneco veio numa temporada que deveria ser de transição, com a chegada da nova comissão técnica.
Arne Slot substituiu o ídolo Jürguen Klopp e soube explorar as qualidades do elenco montado pelo treinador alemão. A expectativa para o próximo ano é positiva. A base do time é jovem e promissora, alguns reforços pontuais podem dar mais qualidade ao time de Slot. A imprensa internacional já confirma a negociação do clube com o lateral Jeremie Frimpong, do Bayer Leverkusen, para substituir Alexander Arnold.
Os Reds fecharam a Premier League com 84 pontos. Pela terceira temporada seguida, o Arsenal ficou com o vice-campeonato. Foram 74 pontos somados em 38 rodadas. Dez a menos que o Liverpool. Apesar de não conseguir manter a disputa pelo título até o fim, o elenco comandado por Mikel Arteta mostra sinais de evolução. Lesões importantes atrapalharam o desempenho do time. Jovens jogadores assumiram a responsabilidade, mas para ficar mais competitivo, os Gunners vão precisar de reforços na janela de verão.
Continua depois da publicidade
A disputa acirrada na última rodada por um lugar na Champions League
A terceira vaga para a Champions League ficou com o Manchester City. A temporada foi abaixo das expectativas para os torcedores acostumados com o domínio das últimas campanhas. O desempenho dos comandados de Pep Guardiola não foi o mesmo de anos anteriores. O time chegou a ficar uma sequência de sete jogos sem vencer no campeonato.
Os reforços contratados na janela de inverno ajudaram a melhorar o desempenho e com uma sequência de confrontos com adversários que já não tinham grandes objetivos na reta final, o City conseguiu se recuperar a garantir a terceira posição.
O Chelsea também fez uma reta final quase perfeita para somar 69 pontos e assegurar sua classificação. Foram cinco vitórias e apenas uma derrota nas últimas seis rodadas, algumas contra adversários diretos. Depois de dois anos, o time de Londres está de volta à principal competição europeia. Mesmo com oscilações no meio da temporada, Cole Palmer se destacou como artilheiro do time, com 15 gols.
A temporada não poderia ter terminado melhor para o Newcastle. Os torcedores certamente viveram a “temporada dos sonhos”. Depois do título da Liga Inglesa, o time comandado por Eddie Howe conseguiu a classificação para a Champions e foi no critério de desempate, graças a uma vitória a mais que o sexto colocado, Aston Villa.
Continua depois da publicidade
A campanha extraordinária teve alguns heróis, entre eles o vice-artilheiro do campeonato, o atacante Isak, com 23 gols.
Além das cinco vagas garantidas através da Premier League, a Inglaterra também terá ainda o Tottenham como representante na próxima Champions. O clube londrino conquistou a vaga ao vencer a Liga Europa. Assim serão seis equipes inglesas na disputa pelo troféu mais cobiçado do futebol europeu.
 
                                    