
Vestir a camisa 9 da Seleção Brasileira em Copas não é uma missão muito fácil. Poucos brilharam com a amarelinha nos últimos mundiais. Com exceção de Ronaldo, nas Copas de 98 e 2002, e de Careca, em 1986, o atacante que veste a camisa não consegue brilhar e fazer muitos gols.
Continua depois da publicidade
O grande exemplo está na Copa de 2014, quando Fred assumiu a posição e só conseguiu balançar as redes uma vez. Sua fraca atuação foi muito criticada e desde então o jogador não ganhou uma nova oportunidade.
Seu antecessor, Luís Fabiano, também não teve grande destaque em 2010, marcando apenas três gols em cinco jogos disputados.
O último 9 que se destacou foi Ronaldo. Presente como titular em três Copas, o Fenômeno somou 15 gols nos três mundiais, dando destaque para Copa 2002, quando foi o artilheiro com oito gols marcados.
Quem tem a responsabilidade de vestir o número na Copa do Mundo da Rússia é Gabriel Jesus. O atacante do Manchester City faz sua estreia em Copas e garante estar tranquilo em relação aos gols e a artilharia.
Continua depois da publicidade
“Claro que eu quero ser o artilheiro. Estou aqui para fazer gols. Mas prefiro pensar no coletivo. Vou procurar ajudar o Brasil na Copa de todas as maneiras”, disse o garoto.
Jesus revelou estar um pouco ansioso para a estreia. “Mesmo eu tirando outras estreias de letra, tranquilo não é, ansiedade bate um pouco, é normal. Se tratando de Copa do Mundo, o maior torneio que temos no futebol… Assim como é jogar em todos os outros campeonatos. É procurar ficar tranquilo”, disse o atacante.
Sob o comando de Tite, Gabriel Jesus marcou 10 gols pela Seleção. O Brasil estreia na Copa do Mundo da Rússia no próximo domingo, às 15h, em Rostov-on-Don.
Os últimos 9 do Brasil
1986 – Careca (5 gols) – atacante
1990 – Careca (2 gols) – atacante
1994 – Zinho (não marcou) – jogou com a nove para dar a camisa 11 para o Romário, que foi artilheiro do Brasil com cinco gols.
Continua depois da publicidade
1998 – Ronaldo (4 gols) – atacante
2002 – Ronaldo (8 gols) – atacante
2006 – Ronaldo (3 gols) – atacante
2010 – Luis Fabiano (3 gols) – atacante
2014 – Fred (1 gol) – atacante